spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Governo de Santa Catarina lança Operação Veraneio

SegurançaGoverno de Santa Catarina lança Operação Veraneio
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira, 13, a Operação Veraneio 2013/2014, a maior organização de Segurança Pública de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mobilizará um efetivo de 8.452 mil agentes (sendo 4.793 da Polícia Militar, 1.979 da Polícia Civil, 1,2 mil guarda-vidas civis e 480 guarda-vidas militares). A SSP investe recursos da ordem de R$ 26 milhões, usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, dos guardas-vidas civis e para alimentação. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Nesta temporada, a programação será mais longa, já que o Carnaval será apenas em março. A operação começa oficialmente no dia 19 de dezembro e se estende até 15 de março (no entanto, o Corpo de Bombeiros Militar já mantém equipes de reforço em todo o Litoral Catarinense desde outubro).

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou que esta é a 34ª Operação Veraneio realizada pelo governo catarinense.

Estrutura Operação Veraneio 2013/2014

1.650 viaturas
112 embarcações
30 quadriciclos
4 helicópteros e 1 avião
43 cidades
153 praias
16 rios e corredeiras
312 postos de salvamento
8.452 profissionais

Veja o planejamento por corporação

Bombeiros – A Operação Veraneio é a maior operação anual da corporação. Na edição 2013/2014, a mobilização alcançará 153 praias e balneários nas diferentes regiões de Santa Catarina. Serão mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho, com 312 locais de salvamentos. Para esta temporada foram contratados 1,2 mil guarda-vidas civis, que atuarão sob a coordenação de 480 guarda-vidas militares diretamente em praias e balneários catarinenses.

Polícia Militar – A PM vai atuar com reforço em 26 balneários, 16 estâncias hidrominerais e montará um QG no portal de entrada de Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira. A corporação irá utilizar um efetivo de 4.793 policiais no Litoral, utilizando 1,6 mil viaturas. A PM pretende trabalhar a questão da prevenção, montando barreiras nos acessos aos principais balneários e controlando as ocorrências de perturbação de sossego e da ordem pública.

Polícia Civil – Estará presente em 36 cidades – 29 do Litoral e sete do interior – locais com áreas de águas termais e parques aquáticos. A Polícia Civil irá atuar com um efetivo de 1.979 policiais, sendo que destacará 120 profissionais com fluência em inglês e espanhol para atendimento às ocorrências envolvendo estrangeiros.

Polícia Federal – A participação da Polícia Federal na Operação Veraneio se dará no processo de atendimento aos turistas no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis; na fronteira de Dionísio Cerqueira, no Oeste; e nos navios de cruzeiros (utilizando sistema online), mediante reforço de policiais. Também fará apoio à Marinha e à Polícia Ambiental na fiscalização de embarcações e motonáuticas. E reforçará os trabalhos na repressão do tráfico de drogas.