O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, assinou nesta quarta-feira, 17, em Florianópolis, convênio no valor de R$ 999,9 mil, com o Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA). Os recursos serão aplicados no Projeto Procurando Caminho: Resgatando Vidas através dos Esportes de Aventura e de Oficinas de Geração de Trabalho e Renda. As informações são da assessoria de comunicação do Governo do Estado.
O projeto ajuda adolescentes e jovens de comunidades empobrecidas envolvidos com a criminalidade e o narcotráfico na superação do estado de vulnerabilidade e risco social. Ele proporciona o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de preparar para a inserção ao mundo do trabalho. O CCEA é uma entidade não governamental, com sede em Florianópolis e que faz parte da rede Instituto Padre Vilson Groh.
O Procurando Caminho é desenvolvido há sete anos com parcerias com o Governo do Estado e o município de Florianópolis. O projeto já beneficiou mais de 11 comunidades, atendendo cerca de 1,8 mil adolescentes e jovens com idades entre 13 a 29 anos. Foi reconhecido como a melhor iniciativa social de Santa Catarina no ano de 2013, ganhando o prêmio ANU, oferecido pela Central Única das Favelas (Cufa)Como principais resultados desse trabalho, estão a redução da mortalidade dos jovens, a retomada do processo de escolarização de cerca de 90% dos participantes, o afastamento do narcotráfico e a inserção em cursos de profissionalização.