O edital provisório para seleção da empresa responsável pela gestão do Centro de Eventos do Norte da Ilha e todo o complexo que vai envolver a área, chamado de Arena Sapiens, foi apresentado nesta quarta-feira, 28, a empresários de diversos setores. A proposta estará disponível na internet e aberta a sugestões. A ideia é que até o dia 23 de novembro, quando o edital será lançado oficialmente, possíveis mudanças no texto sejam feitas.
Pelo edital, será formada uma sociedade de proposta específica, com investimentos do Governo do Estado, do Sapiens Park e do setor privado. O Estado já entrou com um terço dos recursos, com R$ 86 milhões para a construção do Centro de Eventos. O setor privado entraria com no mínimo R$ 191 milhões, a serem investidos em até 15 anos.
“Pela complexidade do empreendimento acreditamos que irá fazer parte da sociedade um consórcio de empresas. Abrimos o edital para a consulta pública para que até a véspera do lançamento do edital recebamos sugestões”, disse o secretário de Estado do Planejamento Murilo Flores.
Com o lançamento do edital, haverá 120 dias para as empresas interessadas apresentarem documentações. Até a conclusão do processo, a gestão fica temporariamente com a Santur. “O vencedor fará parte da sociedade. Não é como uma concessão de um aeroporto, por exemplo, que se dá um prazo para a gestão e quando o prazo acaba pode ser renovado”, complementou o secretário.
O Centro de Eventos está em fase de finalização. O novo espaço terá área construída de 17,9 mil metros quadrados, com auditórios, restaurante, espaço para shows e salas de apoio.
Já para formar a Arena Sapiens, o consórcio que assumir a gestão precisa realizar em 15 anos investimentos que completem a estrutura. A proposta, inspirada em outros estados como SP, RJ e MG, é que seja construído um mix de negócios, com espaço para grandes exposições, shows e eventos esportivos, hall para integrar o novo ambiente ao Centro de Eventos, além da área de hotéis e locais para festas e recepções ao ar livre.