spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Governador anuncia nesta quinta os valores da etapa final da restauração da Ponte Hercílio Luz

GeralGovernador anuncia nesta quinta os valores da etapa final da restauração da...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A quinta e última treliça que integra a estrutura de sustentação da Ponte Hercílio Luz está sendo erguida nesta semana.  Com as cinco treliças erguidas entre as quatro torres de sustentação, fica completa a estrutura que vai sustentar a ponte para o trabalho de restauração.

O Governo do Estado anunciou para esta quinta-feira, 10, a assinatura do contrato para a próxima e última etapa dos trabalhos, que consiste na restauração de toda a estrutura da Ponte Hercílio Luz. Os valores e o cronograma desta nova etapa serão detalhados em reunião na manhã de quinta-feira, 10, em Florianópolis, com a presença do governador Raimundo Colombo.

O contrato a ser assinado na quinta-feira prevê a permanência da empresa Empa na execução dos trabalhos, assumindo também a obra de restauração.

Já se preparando para esta última etapa das obras, em dezembro de 2015 o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte nesta fase sem necessidade de licitação, diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Para garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc).

A Ponte Hercílio Luz foi construída em Florianópolis na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926. Foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.