As obras do Teatro Pedro Ivo começaram em novembro de 2005. Com área total de 2,6 mil m², o novo equipamento cultural representa um investimento total de R$ 5,9 milhões e conta com recursos provenientes do Fundosocial e dos fundos de Cultura, Esporte e Turismo. O teatro terá capacidade para 732 lugares e vai apresentar um moderno sistema de iluminação, composto por 210 refletores com capacidade de 265 mil watts de potência. Com três camarins individuais e dois coletivos, conta ainda com um elevador elétrico que deslocará a orquestra do fosso até o palco, dinamizando os espetáculos. “Esse novo teatro vai facilitar ainda mais o acesso à cultura, permitindo aos catarinenses freqüentar uma casa pronta para a recepção de diversificados espetáculos”, afirma Anita Pires.
Com área de 450 m2, o palco apresenta uma boca de cena de 7 x 14 metros, o que representa um dos diferenciais do projeto, em função da proximidade do palco, de grandes dimensões, com a platéia. O investimento total inclui a obra propriamente dita e mais recursos de cenotecnia e mecânica cênica; revestimentos acústicos; carpetes, poltronas e cortinas; comunicação visual; climatização e urbanização do entorno.
Em relação à segurança, o projeto contempla uma cortina corta-fogo, elaborada em tecido especial, importada dos Estados Unidos, e cujo objetivo é impedir que a platéia seja atingida por um incêndio iniciado no palco. Há também vidros especiais que estouram no caso de incêndio, liberando a fumaça para a área externa.
O Teatro Governador Pedro Ivo é o resultado da reforma, com ampliação, do auditório existente no Centro Administrativo. A área de estacionamento será a mesma utilizada pelo Centro Administrativo. A Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis foi responsável pela execução e fiscalização da obra. A Fundação Catarinense de Cultura será responsável pela parte técnica e pela pauta do teatro, enquanto a Secretaria de Administração cuidará da manutenção do mesmo.
Ficha técnica – Teatro Governador Pedro Ivo
– revestido acusticamente;
– cortina corta-fogo entre palco e platéia;
– elevador elétrico de orquestra;
– potência de iluminação cênica de aproximadamente 265 mil watts;
– capacidade para 732 lugares;
– área total de 2600 m2;
– 5 camarins;
– 2 camarotes no mezanino.