spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Governo de Santa Catarina firma parceria com INPI para uso estratégico da Propriedade Intelectual

EventosGoverno de Santa Catarina firma parceria com INPI para uso estratégico da...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação, a Fapesc, e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI, assinam o Acordo de Cooperação Técnica que, entre outros objetivos, vai aumentar a eficiência do ecossistema catarinense de inovação por meio do uso estratégico da Propriedade Intelectual. O evento ocorre de forma híbrida na Capital, no dia 10 de dezembro, às 14h.

Na oportunidade o INPI lança também a segunda fase de sua Vitrine de PI, uma plataforma gratuita para anunciar e encontrar ativos de Propriedade Industrial. O objetivo é estimular a negociação desses ativos, gerando receitas para seus detentores e oportunidades para investidores, além de fomentar a realização de parcerias para inovação.

O lançamento contará com a presença de João Accioly, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia; Cláudio Vilar Furtado, presidente do INPI; Luciano Buligon, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Nadja Oliveira, diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB); Amauri Bogo, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, e Sergio Rodrigues Alves, representante da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

O evento será transmitido pelo canal da Facisc (youtube.com/FACISC) e também irá incluir a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Fapesc.

A Vitrine de PI tem apoio do Parque Tecnológico da Paraíba e o evento é promovido em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) do Governo de Santa Catarina, a Fapesc e a Facisc.

Novidades

Nesta segunda fase, a Vitrine de PI será ampliada e passará a incluir marcas, desenhos industriais e programas de computador – além das patentes, que já estavam na primeira fase.

Na nova plataforma, o usuário também poderá incluir informações que vão além daquelas descritas no pedido de patente, tais como a aplicação e o potencial mercadológico dos seus ativos, bem como inserir imagens e vídeos dos seus produtos. A plataforma conta ainda com um questionário que fornecerá uma noção sobre como é o processo de amadurecimento das tecnologias em relação ao seu potencial de mercado.

Por sua vez, a terceira fase da Vitrine de PI, prevista para ser lançada no fim de 2022, será um centro de serviços para a inovação, passando a incluir anúncios especializados (como demandas de P&D e linhas de financiamento) e recursos de inteligência artificial para coordenar oferta e demanda, indicando possíveis parceiros.

Serviço

Lançamento da segunda fase da Vitrine de PI

Data: 10 de dezembro

Horário: 14h

Local: Auditório da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) – Rua Visconde de Cairú 391 – Estreito

On-line: www.youtube.com/FACISC

Com informações da Assessoria de Comunicação da SDE