O governador Raimundo Colombo viaja na noite desta terça-feira, 10, para os Estados Unidos. A comitiva liderada pelo governador irá a Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, com o intenção de trazer uma solução para o processo de restauração da ponte Hercílio Luz. O governador repassa o cargo para o vice, Eduardo Pinho Moreira, no fim da tarde desta terça. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Na viagem, Colombo irá se reunir com empresários da American Bridge, mesma companhia que construiu a ponte entre 1922 e 1926, e que pode ser contratada para a segunda etapa de restauração da estrutura.
Com o trabalho na Hercílio Luz paralisado desde julho de 2014, o Governo de SC acredita que a American Bridge tenha capacidade técnica para assumir a restauração dentro do cronograma e orçamento planejados pelo Estado. “Por telefone, a empresa afirmou que teria interesse de trabalhar novamente na ponte. Precisamos apresentar o que já foi feito e o que esperamos do trabalho dela”, afirmou o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallevy
Acompanham o governador os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Infraestrutura, João Carlos Ecker, o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallevy, e assessores. Fora da comitiva governamental, também viaja com o grupo o projetista da restauração da ponte e diretor técnico da RMG Engenharia, Jurn Jewe Maertens.
A empresa americana atua desde 1900 com grandes pontes, instalações marinhas e outras estruturas de alta complexidade, trabalhando com a concepção até a execução dos projetos. Além da Ponte Hercílio Luz, tem no portfólio obras em diferentes estados americanos e em países da Europa.
A intenção é que a American Bridge fique com a etapa final da restauração. Outra empresa ainda deve ser contratada para os trabalhos emergenciais de construção da estrutura provisória que sustentará o vão central, na chamada operação Ponte Segura.
Além de representar um símbolo turístico e patrimônio histórico do Estado, a ponte terá um papel importante no trânsito da Grande Florianópolis após restaurada. Segundo informações do Deinfra, as pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam a Ilha ao Continente, recebem uma média de 178 mil veículos por dia, entre entradas e saídas (o número é resultado de uma média anual, considerando também o período da temporada de verão). Pela ponte de ferro, passariam aproximadamente 22 mil veículos por dia.