A assessoria de Comunicação do Governo do Estado informa que o governador Raimundo Colombo e o cônsul-geral do Japão para a região Sul do Brasil, Yoshio Uchiyama, participaram nesta quarta-feira, 19, de audiência em Florianópolis para tratar da viagem da comitiva catarinense ao Japão. A vice-cônsul Nana Kawamoto também participou do encontro.
Na próxima semana, o governador Colombo lidera comitiva de SC ao Japão para selar a abertura do mercado japonês à carne suína catarinense. Na agenda da visita, estão eventos como o seminário.
Santa Catarina é o maior produtor de carne suína do Brasil e o único Estado brasileiro com certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação. O Japão é o maior importador mundial do produto.
O cônsul Yoshio Uchiyama destacou a qualidade da carne suína catarinense e disse que agora os produtores catarinenses devem fazer pesquisas sobre o paladar japonês para conquistar cada vez mais espaço no mercado, assim como já fizeram com o frango. Entre outros produtos catarinenses que interessam ao Japão, Yoshio citou o vinho produzido no Estado. Ele destacou, inclusive, que hoje o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, tem servido vinho catarinense na residência oficial.
A liberação
O governador Raimundo Colombo recebeu um telefonema do embaixador do Brasil no Japão, no dia 23 de maio, confirmando a liberação da carne suína de Santa Catarina. Oito frigoríficos foram habilitados a exportar carne suína ao mercado japonês nesta etapa: BRF (com as unidades de Campos Novos e de Herval D’Oeste), Seara (frigoríficos de Seara e de Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e de Presidente Getúlio), Aurora (Chapecó) e o Sul Valle (São Miguel do Oeste).