O presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB) assume nesta sexta-feira (06/11), às 14h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a chefia do Poder Executivo municipal por 12 dias, devido ao pedido de licenciamento, até dia 18, do prefeito Dário Berger, para um tratamento inadiável de problema de visão. No mesmo período ficará afastado de funções executivas o vice-prefeito, João Batista Nunes, que estará acompanhando uma comitiva da Casan que vai conhecer experiências e projetos de tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos na França e Portugal. A presidência da Câmara será ocupada interinamente pelo atual vice-presidente, vereador Márcio de Souza (PT).
Em contato com o prefeito Dário Berger e sua assessoria, Gean acertou detalhes da solenidade de transmissão de cargo e de como será sua passagem pelo Executivo por 12 dias. Ainda nesta sexta-feira, às 17 horas, Gean terá uma reunião com o Colegiado municipal (secretários, superintendentes de fundações, autarquias e empresas), a quem pretende definir o cotidiano de trabalho. “A idéia é passar para todos que a administração continuará seu ritmo absolutamente normal”, antecipou.
Subseqüentemente, em agenda que está sendo montada, Gean quer ter uma reunião com todos os órgãos municipais direta e indiretamente envolvidos na Operação Veraneio, coordenada pelo governo do Estado, e com os servidores das secretarias municipais de Saúde e Educação. Além de visitas a escolas, postos de saúde e obras que estão sendo executadas pela prefeitura, na sua interinidade como prefeito Gean quer lançar o projeto de monitoramente eletrônico através de câmeras em alguns bairros, um programa de mão de obra na área de tecnologia da informação em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia e um projeto de combate à violência escolar. Além de sancionar a lei, originária de projeto de sua autoria, que proíbe fumar em espaços de uso coletivo público e privado em Florianópolis, pretende agilizar tratativas visando a implantação de ciclovias na Lagoa da Conceição, para a qual já existe projeto. Dentre várias outras missões que o prefeito Dário Berger está delegando a seu substituto interino está a de representar a prefeitura nos entendimentos finais para construção de uma garagem subterrânea na Praça da Bandeira-Centro Cívico Tancredo Neves.