spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Gasolina sem tributos será vendida durante o Feirão do Imposto neste sábado em São José

VariedadesGasolina sem tributos será vendida durante o Feirão do Imposto neste sábado...
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

O Núcleo de Jovens Empreendedores (JEM) da AEMFLO e CDL-SJ promove, nesta sábado, 14, a 12ª edição do Feirão do Imposto, com ações em São José, no Postos Galo, que fica ao lado do Shopping Itaguaçu, onde serão comercializados três mil litros de gasolina sem impostos, das 8 às 10h. Serão liberados R$ 50 em gasolina por pessoa. No local, representantes do JEM distribuirão panfletos explicativos sobre a quantidade de impostos que incide sobre cada produto, bem como darão explicações à população quanto à nova legislação sobre a descriminação dos impostos na nota fiscal.

Segundo o coordenador do JEM, Lincoln Lenoch, a iniciativa de vender gasolina sem impostos foi para chamar a atenção da população sobre a alta carga tributária que, ao ser retirada do combustível, deixará o litro da gasolina 28% mais barato. 

O Feirão do Imposto, que acontece no mesmo dia em várias cidades brasileiras, é uma parceria com o Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina) e uma ação anual da Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários), com apoio da sociedade civil organizada, e que teve seu início em Joinville, em 2003, sendo motivada pela ACIJ. A partir desta ação, o Feirão do Imposto passou a ser nacional, em cerca de 200 cidades de 19 estados do Brasil, com objetivo de levar orientação a população sobre o quanto se paga em impostos no país e acompanhar qual a destinação desses tributos. Uma das grandes vitórias dessa ação, conquistada em 2012 e que entrará em pleno vigor em junho de 2014, é a Lei nº 12.741/2012, que obriga os estabelecimentos comerciais a informarem a alíquota que incide sobre todas as compras na nota fiscal da venda ou em painel afixado em local visível do estabelecimento, os impostos embutidos no preço.

As bandeiras propostas em 2013 são: simplificação tributária; mais eficiência e transparência dos gastos públicos e a desoneração da educação.