spot_imgspot_img
Florianópolis, 3 janeiro 2025
spot_imgspot_img

Galeria Vecchietti abre expõe ‘Código do Olhar’ nesta quinta-feira

VariedadesGaleria Vecchietti abre expõe 'Código do Olhar' nesta quinta-feira
spot_img

OAB/SC tem novo presidente: Juliano Mandelli assume o cargo

Advogado de Balneário Camboriú, ele sucederá Cláudia Prudêncio para...

ACIF prestigia cerimônia de posse do prefeito e vereadores de Florianópolis

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) marcou presença na...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A exposição Código do Olhar será aberta nesta quinta-feira, 9, às 19h, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes. A mostra ficará aberta para visitação gratuita até o dia 15 de maio, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

 A temática para o projeto surgiu de forma inusitada, a partir da percepção de que muitas pessoas agiam sem ter consciência do ato da compra em um supermercado. A artista observou que os consumidores não paravam para analisar o produto que estavam levando, embora cada item tivesse um código de barras próprio e um rótulo com informações. “A escolha era automática, pela cor, pelo volume, ou pelo posicionamento na prateleira”, comenta.

 Na exposição, a artista manipula o posicionamento e a quantidade de cores, em telas ou colagens que reproduzem um código de barras. Faz com que o olhar exercite sensações, contrastes e harmonias em mutações cromáticas criadas pela alternância de cores frias, quentes, primárias, secundárias, terciárias e dominantes.

 O projeto Código do Olhar sugere uma reflexão sobre o que está por trás das escolhas que são feitas pelas pessoas ao longo do tempo. O objetivo é retomar a atenção do observador pelas suas próprias escolhas como individuo e que são, segundo ela, “códigos que ele carrega para se posicionar no mundo”. 

Graduada e pós-graduada pela FEBASP (Faculdade de Belas Artes de São Paulo), Cassia Aresta tem formação em Arte Contemporânea pela Universidade de São Paulo. Participou de oficinas de arte com Tuneu, Dudi Maia Rosa e Paulo Basta, entre outros renomados artistas.

 Em mais de duas décadas de atuação no cenário das artes, participou de exposições individuais e coletivas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Fora do Brasil, suas obras foram vistas em exposições coletivas na França, Inglaterra e nos Estados Unidos, apresentando diferentes experimentações e técnicas. Em 2014, a artista participou da exposição coletiva I am a Woman, no CAM (Contemporary Art Museum), em Casoria, na Itália.