Paraquedas Coloridos traz obras de crianças artistas atendidas pelos projetos Instituto Reverbera e do Bairro Educador do Morro do Mocotó
“De que lugar se projetam os paraquedas? Do lugar onde são possíveis as visões e o sonho.” A frase de Ailton Krenak é o ponto de partida do texto curatorial de Paraquedas Coloridos, nova exposição da Galeria Lama, que convida o público a vivenciar a mostra pelos olhos das crianças e viajar com a potência criativa e revolucionária dos primeiros anos da vida humana.
Neste sábado (12), Dia das Crianças, a Galeria Lama inaugura a exposição, que tem obras de artistas mirins atendidos pelos projetos Instituto Reverbera e do Bairro Educador do Morro do Mocotó, além de pequenos artistas convidados.
“Durante esses três anos, percebi que muitos artistas tinham trabalhos incríveis, mas não se sentiam confiantes de expor numa galeria de arte. A ideia foi promover essa exposição já na infância para que já se crie autoconfiança, reconhecimento e motivação para os artistas mirins”, explica David Vieira, idealizador da Galeria Lama.
Na abertura, das 14h às 18h, haverá ainda jogos e brincadeiras clássicas, como jenga e palito, pipoca grátis e exibição do filme Mundo de dentro e Mundo de fora, que tem direção da professora Ruth Steyer e foi elaborado pelos alunos do quinto ano da Escola Sarapiquá em 2023, durante o projeto interdisciplinar Identidades.
Com texto curatorial de Pedro Ambrósio e expografia de Nadyne Júlia, Paraquedas Coloridos pretende projetar artistas em seus primeiros anos de vida como protagonistas de suas histórias, mostrando o mundo visto através do olhar das crianças.
“É uma alegria envolver os institutos que já trabalham no desenvolvimento de crianças da comunidade, e também trazer escolas e artistas independentes, que tiveram acesso a outros instrumentos. O propósito é mostrar a potência das crianças, independente da classe social. Somos todos paraquedas coloridos vindo do mundo de ideias e sonhos e planando no mesmo solo, que é a Galeria Lama”, finaliza David.
Artistas mirins convidados
Isabela Maria
Alice Abi-Zaid
Helena Erquiaga
Manuela Amaral Queiroz
Luisa Amaral Queiroz
Luca Mourão
Clara Ander
Maria Vasconcelos
Sobre a Galeria Lama
Na Galeria Lama, arte, drinks e gastronomia se fundem em um ambiente único. Com projeto idealizado por Emanuella Wojcikiewicz, a galeria se destaca não apenas como uma obra arquitetônica, mas como um espaço essencial no coração de Florianópolis.
Paraquedas Coloridos
Quando: de 12/10 a 02/11/2024, com abertura no dia 12/10 das 12h às 18h
Onde: Rua João Pinto, 198/Rua Antônio (Nico) Luz, 159, Centro, Florianópolis
Entrada gratuita