Exposição com os três finalistas de uma das premiações mais importantes de Santa Catarina — Gabi Bresola, Diego de los Campos e Fran Favero — pode ser visitada até 11 de novembro na Fundação Cultural BADESC. Mostra pode ser vista também no site da instituição
Com um trabalho voltado às questões geopolíticas e o entrecruzamento do conhecimento empírico e formal, a artista Gabi Bresola, de Joaçaba, é a vencedora do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2021. O anúncio foi feito no sábado (9), durante a abertura da exposição dos três finalistas da oitava edição da premiação — Gabi Bresola, Diego de los Campos e Fran Favero. Como prêmio, Gabi Bresola fará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris. A mostra segue aberta até o dia 11 de novembro na Fundação Cultural BADESC, na Capital. As obras poderão ser visitadas também virtualmente no site da Fundação Cultural Badesc.
O trabalho artístico de Gabi Bresola perpassa suas vivências e sua formação rural juntamente a sua formação acadêmica. Ao trabalhar com geopolítica, propõe discussões entre a chamada cultura do interior e o conhecimento acadêmico. Além de artista, Gabi é também reconhecida pela pesquisa em publicações de artistas e pela coorganização da feira Flamboiã. Na academia, é mestre em Artes Visuais pela Udesc.
Desde 2012 realiza exposições e publicações e dedica-se principalmente à elaboração de projetos culturais de artes visuais e de cinema pela Ombu Produção. Gabi também já atuou como curadora de exposições, entre elas Interior, Verada e Reles chão. Individualmente, já expôs em Florianópolis, Itajaí e São Paulo. No cinema, dirigiu o curta Larfiagem — filme premiado no festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) em 2017. Também já produziu filmes como Antonieta e Documentário.
Os três finalistas e a vencedora do 8º Prêmio AF de Arte Contemporânea foram selecionados pelo júri formado por Sandra Checruski Souza, mestre em História da Arte (Udesc), especialista em Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona-Espanha) e coordenadora do setor educativo e de programação cultural do Museu de Florianópolis; e por Niura Borges, pesquisadora, mestre em artes visuais (UFRGS) e galerista gaúcha. Em 2021, a premiação teve recorde de inscritos.
Exposição pode ser visitada até 11 de novembro
Assim como em 2020, a oitava edição do Prêmio AF de Arte Contemporânea terá um formato híbrido de exposição em 2021. Pela terceira vez, a Fundação Cultural BADESC, uma das instituições culturais mais importantes de Santa Catarina, recebe as obras dos artistas finalistas da premiação promovida pela Aliança Francesa de Florianópolis. A mostra poderá ser visitada até 11 de novembro na sede da Fundação, em Florianópolis, ou por meio de visita virtual no site da instituição.
O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2021 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. Apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français e da Fundação Cultural Badesc. A coordenação é Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Agende-se
Exposição Prêmio AF de Arte Contemporânea 2021, com Diego de los Campos, Fran Favero e Gabi Bresola
Quando: Visitação até 11 de novembro de 2021, terça a sábado, das 13h às 18h
Onde: Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis. Visita virtual pelo site https://fundacaoculturalbadesc.com/
Quanto: gratuito