fique por dentro de floripa

- Saúde - Fundo Empresarial doa respiradores ao Planalto Norte, Grande Florianópolis, Serra e Sul

01.09.2020

Fundo Empresarial doa respiradores ao Planalto Norte, Grande Florianópolis, Serra e Sul

01.09.2020
Fundo Empresarial doa respiradores ao Planalto Norte, Grande Florianópolis, Serra e Sul
Foto: Divulgação

As regiões catarinenses do Planalto Norte, Grande Florianópolis, Serra e Sul são as mais novas beneficiadas com  respiradores pulmonares doados pelo Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA/SC), liderado pela Federação das Indústrias (FIESC). Na sexta-feira (28), foram entregues equipamentos aos hospitais Nereu Ramos, na Capital, e Nossa Senhora do Patrocínio, de Campo Belo do Sul; nesta segunda (31), ao Hospital São Vicente de Paulo, e na terça-feira (1/9), o Hospital São José, de Criciúma, será favorecido.

A ação integra um esforço do setor industrial brasileiro de aumentar o número de ventiladores pulmonares nas unidades de terapia intensiva (UTI). Além da compra dos equipamentos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Confederação Nacional da Indústria e as federações estaduais atuam em outras frentes, como o apoio para ampliar a produção interna e a restauração de aparelhos danificados - foram consertados mais de 2 mil no país.

“O Fundo FERA tem a finalidade de apoiar investimentos em soluções para minimizar os efeitos do coronavírus em Santa Catarina”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “As contribuições recebidas caracterizam o espírito de solidariedade do industrial catarinense e que já foi demonstrada em inúmeras outras oportunidades que o Estado viveu em situações críticas”, acrescenta.

Mafra

O Hospital São Vicente de Paulo atende atualmente uma população estimada de 1,3 milhão de pessoas dos 26 municípios da macrorregião do Planalto Norte e Nordeste de SC. A instituição possui 34 leitos de UTI adultos, sendo 14 exclusivos para pacientes infectados com o coronavírus. “Este ventilador pulmonar será utilizado no suporte ventilatório aos pacientes de Covid-19 internados nos atuais leitos de UTI”, informa o administrador do hospital, Dário Stackzuk.

Para o vice-presidente da FIESC no Planalto Norte, a doação do equipamento revela a preocupação efetiva da entidade com a saúde dos catarinenses. “Os ventiladores são essenciais para o tratamento de pessoas infectadas em estado mais grave. Quanto mais equipamentos pudermos oferecer, mais estaremos contribuindo com a recuperação dos pacientes e com a manutenção da vida”, destaca Arnaldo Huebl. “Os equipamentos novos que estamos recebendo são mais modernos que os já utilizados há bastante tempo e, assim, podemos melhorar consideravelmente o atendimento à população”, informa o médico intensivista do Hospital, Rodrigo Longuinho.

Florianópolis

O respirador vai possibilitar a criação de um novo leito de UTI para atendimento a pacientes com COVID-19 no Hospital Nereu Ramos, na capital. Atualmente o centro, especializado em doenças respiratórias, tem 15 leitos de UTI - sete deles para pacientes que precisam de atendimento intensivo por causa de complicações causadas pelo novo coronavirus. "Durante a pandemia vimos vários exemplos de solidariedade que nos alegraram bastante. A doação do respirador é mais um deles - e muito importante, já que a estrutura de suporte respiratório a pacientes é essencial em um centro especializado como o nosso", diz Ivete Masukawa, diretora da unidade. 

"É motivo de orgulho e satisfação para a FIESC fazer a entrega de um equipamento essencial que irá melhorar a infraestrutura de atendimento hospitalar  à população, ainda mais em um momento tão crítico. A indústria tem demonstrado muita solidariedade e que está engajada para apoiar a sociedade no enfrentamento da doença", diz o vice-presidente da FIESC para a Grande Florianópolis, Fernando Rocha.

Campo Belo do Sul

Já em Campo Belo do Sul, o respirador doado é o primeiro a ser instalado no município, conforme informa a secretária Municipal de Saúde, Terezinha Branco. “Era uma necessidade urgente; havíamos solicitado para várias entidades e autoridades e agora fomos contemplados pela FIESC. Com certeza, ele vai salvar muitas vidas via rede de urgência e emergência”, explicou a secretária. O prefeito José Tadeu Martins de Oliveira observou que o se trata de “um pequeno hospital, mas de posição estratégica importante entre municípios menores”.
“Esse respirador tem uma importância ímpar, pois o município não contava com nenhum equipamento do gênero e está relativamente distante de Lages. A seu redor existem quatro pequenos municípios – Capão Alto, Cerro Negro, Anita Garibaldi e Abdon Batista –, cuja população busca apoio no Hospital Nossa Senhora do Patrocínio”, afirma o vice-presidente da FIESC para a região da Serra, Israel José Marcon. 

Criciúma

"O setor industrial está ativo nesta união de esforços para o enfrentamento à Covid-19 e trazermos este respirador pulmonar a Criciúma, especialmente ao Hospital São José, demonstra a nossa preocupação com o bem-estar de toda a comunidade"m afirmou o vice-presidente da FIESC para o Sul de Santa Catarina, Diomício Vidal. A entrega do equipamento será nesta terça-feira, às 15h30min no Hospital São José.

Outras regiões já atendidas

Até então, já tinham sido doados respiradores às cidades de Jaraguá do Sul, Rio do Sul, São José, Itajaí e Chapecó. Além desses equipamentos, o Fundo Fera já efetivou doações de medicamentos, de equipamentos de proteção individual de pessoal da saúde, colaborou no transporte de ventiladores consertados e investiu em projetos industriais de combate à pandemia e a contaminação.

Os respiradores foram fabricados pela Novitech, de São Bernardo do Campo, empresa que recebeu consultoria do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, de Joinville, em parceria com a Whirlpool, para ampliação da capacidade de produção.

A iniciativa integra uma série de atividades de enfrentamento da pandemia e de promoção do bem-estar da sociedade catarinense. Entre as ações estão o ProtocoloCorona, o Programa Mais Conserto de Respiradores e a Liga de Doações

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

“Segunda onda de coronavírus no Brasil deve ser semelhante ao que ocorreu nos EUA”, diz CEO de startup de Florianópolis

24.09.2020

“Segunda onda de coronavírus no Brasil deve ser semelhante ao que ocorreu nos EUA”, diz CEO de startup de Florianópolis

Outubro Rosa: ação voluntária beneficia mulheres mastectomizadas

23.09.2020

Outubro Rosa: ação voluntária beneficia mulheres mastectomizadas

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

16.09.2020

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.