A Fundação Cultural Badesc lança nesta quinta-feira, 20, às 19h, o livro “Fragmentos – Construção 2: Imagem – acontecimento”, organizado pelas professoras Rosângela Miranda Cherem e Sandra Makowiecky e com textos de colaboradores. A edição é de Néri Pedroso, com design de Chris Dalla Costa.O livro contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), via Capes e Udesc, e será vendido ao preço de R$ 50 no dia do lançamento. Os valores com a venda será revertido para a Associação dos Amigos do Museu da Escola Catarinense.
Em sua maioria com artigos das organizadoras, o segundo número da publicação Fragmentos – Construção trata da arte contemporânea produzida em Santa Catarina, com enfoque sobre 12 artistas e as participações do estado nas Bienais de Arte de São Paulo.
Os textos do livro são compartilhados por Rosângela e Sandra com Marli Henicka, Clara Silveira, Andreza Gomes, Vanessa Bortucan de Oliveira, Lúcia Bahia, Ana Carla Brito, Giorgio Vicenzo Filomeno, Letícia Cobra Lima e Sandra Regina Ramalho e Oliveira.
Os artistas abordados são Elke Hering, Jayro Schmidt, Lela Martorano, Paulo Gaiad, Luiz Henrique Schwanke, Walmor Corrêa, Julia Amaral, Jandira Lorenz, Fabiana Wielewicki, Nara Milioli, Linda Poll, Doraci Girrulat.
Em 2010, Rosângela e Sandra lançaram o primeiro volume da coleção, tratando do academicismo e modernismo em Santa Catarina, e agora abordam a geração contemporânea.
Conforme as organizadoras, o livro compõe com duas gerações, desde Jandira, Doraci, Jayro, Elke, e Schwanke, com obras surpreendentes feitas nos anos 60, 70 e 80, aos mais jovens, além de tratar das 13 participações de catarinenses na Bienal de Sao Paulo , até a mais recente, de Fernando Lindote, na edição de 2010.