spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Fundação Catarinense de Cultura promove projeto de recital didático no CIC nesta terça-feira

VariedadesFundação Catarinense de Cultura promove projeto de recital didático no CIC nesta...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Diretoria de Difusão Artística, apresenta a primeira edição do projeto Música Didática no Cinema, com os músicos Barbara Biscaro e Fernando Bresolin. O encontro, que deverá se repetir quinzenalmente, ocorre nesta terça-feira, 29, às 17h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada. As informações são da Assessoria de Comunicação da FCC.

A ação irá apresentar espetáculos de música no Cinema do CIC com o intuito de promover a cultura catarinense por meio da realização de apresentações musicais didáticas, com informações contextuais sobre as obras executadas para o público. Os músicos explicarão diferentes aspectos relacionados às músicas apresentadas, como o instrumento musical, o compositor, o período histórico, a sonoridade, a forma, entre outras informações. O enfoque é a apresentação musical em si e a parte didática se responsabiliza pela formação de plateia.

O horário, cedo em relação a eventos semelhantes, tem como público-alvo o trabalhador dos órgãos públicos e privados circunvizinhos, o estudante e a sociedade em geral, que agora conta com a oportunidade de conhecer melhor a produção artística catarinense, com um tempero didático, no período vespertino.

Estreia

Para a edição de estreia do projeto, os músicos Bárbara Biscaro e Fernando Bresolin irão levar ao público a música contemporânea para teatro, em voz e violino, com repertório alemão do compositor Kurt Weill em parceria com o dramaturgo Bertolt Brecht, criado entre 1930 a 1938. A dupla apresenta o projeto intitulado "Récita-tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar", contemplado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013 na categoria Teatro. Faz parte de uma pesquisa sobre sonoridade e teatro da atriz e cantora Barbara Biscaro.

O espetáculo, uma fusão entre as áreas da música e do teatro, tem previsão de estreia para fevereiro de 2014, e nesta apresentação conta com a parte musical e a contextualização do repertório, que é praticamente inédito em Santa Catarina. São 45 minutos de música, entrecortados com as informações sobre as obras, tais como as peças teatrais das quais as músicas fazem parte, a estética vocal e musical utilizada, aspectos do teatro épico de Brecht e a sua relação com a forma canção. Também serão repassadas ao público informações sobre o trabalho de transposição do acompanhamento original (piano) para o violino e as pesquisas estéticas acerca dessa formação instrumental.

Sobre os artistas

Barbara Biscaro é graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e doutoranda em Teatro no Programa de Pós-graduação em Teatro da mesma Universidade. Cantora e atriz, também é preparadora corporal e vocal de atores e cantores e ministra continuamente oficinas em diversas cidade de Santa Catarina, além de países como Argentina e Itália. Participou de grupos vocais como o Madrigal da Udesc e o coro profissional Polyphonia Khorus. Atualmente, é aluna da soprano Samira Hassan, e desde 1999 estuda canto erudito com diversos professores, especializando-se em repertório de música dos séculos XX e XXI. No ano de 2013, realiza a direção cênica, preparação do coro e canta os papéis de Flora/Annina na montagem da ópera La Traviata (G. Verdi) em parceria com o projeto VivaVoz, da Udesc.

Fernando da Costa Bresolin é violinista e ator, bacharel em Violino pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrando junto ao PPGMUS em Práticas Interpretativas: Violino da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também cursa a licenciatura em Teatro na mesma Universidade. Entre os anos de 2007 e 2010 exerceu a função de violinista na Camerata Florianópolis. Desde 2011 assumiu as funções de produtor a violinista da Orquestra Filarmonia. Participou também como musicista de núcleos como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Orquestra de Cordas da UFSM. Conta ainda com participações como músico e ator nas peças teatrais "Dia Vermelho", "Medico a Força" e no longa-metragem "Manhã Transfigurada".