A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com inscrições abertas para músicos interessados em participar dos programas Música Didática no Cinema e Música Didática no Palácio. As ações visam apresentar espetáculos de música com viés didático no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, respectivamente. As informações são da Assessoria de Imprensa da FCC.
Os programas se propõem a apresentar concertos com a adição da exposição didática. Os músicos explicam diferentes aspectos relacionados às músicas apresentadas, como: o instrumento musical, o compositor, o período histórico, a sonoridade, a forma, entre outros. Procura-se revezar a agenda de apresentações com músicos de estilos diferenciados e com formações vocais e instrumentais diversas.
O programa teve início no final de outubro de 2013, com o nome de Música Didática no Cinema; e, para 2014, já conta com uma proposta de ampliação: Música Didática no Palácio. Sendo assim, os espetáculos ocorrerão uma vez por mês, alternando-se entre dois espaços da FCC: o Cinema do CIC e o Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa).
Em 2013, o programa Música Didática no Cinema proporcionou concertos por meio dos quais músicos catarinenses puderam compartilhar seu talento, experiência e conhecimento com o público; contribuiu para com a formação de plateia; estimulou a comunidade ao estudo da música; motivou a comunidade a prestigiar e participar de mais apresentações musicais, partindo-se do princípio que, quando se entende o que se ouve, quer-se ouvir mais.
O programa oferece:
* Oportunidade de se apresentar no Cinema do CIC ou no Palácio Cruz e Sousa;
* Divulgação com flyers, cartazes, lista de e-mails e assessoria de imprensa da FCC, que divulga os espetáculos em redes sociais, site da FCC, e promove inserção na mídia;
* Transporte/traslado para grupos de alunos de escolas básicas, instituições para pessoas com necessidades especiais e instituições da terceira idade (quando agendado com a devida antecedência);
* Cachê para os músicos no valor total de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) por concerto.
Datas previstas para concertos:
* 30 de julho, às 14h30min – no Cinema do CIC;
* 20 de agosto, às 14h30min – no Cinema do CIC;
* 10 de setembro, às 16h30min – no Cinema do CIC;
* Em setembro, data e horário a definir – no Palácio Cruz e Sousa (data será confirmada no dia 07/07);
* Em outubro, data e horário a definir – no Palácio Cruz e Sousa (data será confirmada no dia 07/07);
* 12 de novembro, às 14h30min – no Cinema do CIC;
* 3 de dezembro, às 14h30min – no Cinema do CIC.
Os músicos para o concerto de julho serão selecionados até o dia 9/7.
Informações importantes:
– Os concertos no Cinema do CIC ocorrem sempre no período vespertino no horário das 14h30min ou 16h30min. O Cinema não tem piano disponível. Existe a possibilidade de utilização da tela de cinema para projeção do material didático;
– Os concertos no Palácio podem ocorrer no período da tarde ou da noite. O Palácio não tem piano disponível, nem equipamento de projeção. Os concertos ocorrerão na Sala Martinho de Haro, no jardim ou no espaço interior do Museu – dependendo do perfil dos artistas;
– As apresentações devem ter a duração de uma hora e meia;
– O candidato se responsabiliza pelo pagamento de 10% do valor do cachê para o ECAD, ao menos que seu repertório de apresentação seja composto somente por música autoral;
– Os músicos selecionados são os principais responsáveis pela distribuição do material impresso;
– Os concertos têm entrada gratuita;
– Todos os concertos devem ser iniciados pontualmente;
– O programa pode não dispor de todos os equipamentos de áudio necessários para todas as configurações de apresentações. O candidato deve conferir a lista de equipamentos disponíveis e responsabilizar-se por complementá-la, caso necessário;
– Para concertos no Cinema, com cenário, deve-se respeitar o horário das sessões de cinema, e todo cenário e outros equipamentos trazidos pelos músicos devem ser retirados até as 18h20min;
– Ao inscrever-se, o candidato autoriza a FCC ao uso de som e imagem de sua apresentação para divulgação do programa;
– O valor do cachê é de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) por concerto.
Seleção dos musicos:
A Diretoria de Difusão Artística se encarregará de selecionar os músicos e agendá-los para as apresentações. A seleção será realizada de acordo com a proposta músico-didática do espetáculo, o repertório, a experiência e o currículo dos músicos inscritos – alinhados com a proposta do programa. A seleção dos músicos também se dará de acordo com o objetivo de agendar, durante o ano, concertos em variedade de estilos musicais (música erudita, popular, autoral, folclórica, sacra) e em variedade de formação vocal e instrumental (a cappella, solo, duo, trio, quarteto, banda, orquestra, coral, etc).
DIVULGAÇÃO DOS CONCERTOS
A Fundação Catarinense de Cultura divulgará os concertos na mídia, além produzir e distribuir material impresso (flyers e cartazes) sobre o espetáculo. Entretanto, os músicos selecionados são os principais responsáveis pela distribuição do material impresso (em universidades, escolas de música, escolas básicas, por exemplo). Os músicos devem auxiliar na divulgação em suas redes sociais (utilizando-se do material produzido pela FCC para divulgação on-line).
DETALHAMENTO DE EQUIPAMENTO DE SOM DISPONÍVEL PARA CONCERTOS (a atualizar)
– Dois monitores ativos Attack VRM 1230A;
– Uma caixa Attack de 300W VRF1230A;
– Uma mesa de som Beringher de 8 canais Xenyx 1202FX;
– Amplificador de guitarra Fender Frontman 25W;
– Amplificador de Baixo 60W;
– Teclado sintetizador Roland Juno-di;
– Microfones Shure SM58 com pedestais;
– Microfone sem fio Senheiser EW135G3 (pilhas não inclusas).
Dados para inscrição
Para realizar sua inscrição, envie documento em editor de texto (como o Word) para o e-mail musicadidatica@fcc.sc.gov.br, escrito de forma clara e concisa, seguindo a seguinte formatação:
a) Folha tamanho A4;
b) Alinhamento do texto justificado;
c) Fonte Arial, Arial Narrow ou Times New Roman;
d) Fonte na cor preta;
e) Espaço entrelinhas de 1,5 cm;
f) Margens de 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita;
g) Inserção de logo, slogan, borda de página – livre.
Informações sobre o artista e sobre o espetáculo
1. Nome do Artista/Grupo;
2. Estilo/Gênero Musical;
3. Breve Histórico/Currículo do Artista/Grupo;
4. Portfólio Online (links para visualização de fotos, vídeos, áudios e mais informações sobre o artista/grupo);
5. O Espetáculo (apresente como será o concerto didático);
6. Equipamento de Som Utilizado (equipamento a ser disponibilizado pela FCC e equipamento trazido pelo grupo);
7. Repertório Previsto para o Concerto (título das obras e compositores);
8. Dentre as datas disponíveis, em quais datas o artista/grupo gostaria de se apresentar (pode-se inscrever em todas as datas para aumentar as chances de seleção);
9. Formação do Grupo (quem toca o quê);
10. Comunicado de Imprensa (press release) – apresente em dois parágrafos o grupo e o espetáculo proposto para utilização em materiais de comunicação (máximo 1.100 caracteres);
11. Autoria do repertório (se todas as músicas são de autoria do grupo, a maioria das músicas de autoria do grupo, a minoria das músicas de autoria do grupo, ou nenhuma música de autoria do grupo);
12. Fotos (anexar fotos e outro material de divulgação que não esteja online).
Informações sobre o responsável
1. Nome do responsável pelos dados;
2. Endereço completo;
3. CPF do responsável (CNPJ no caso de pessoa jurídica);
4. RG;
5. E-mail;
6. Telefones.
Li, compreendi e estou de acordo com as regras do “Música Didática no Cinema” e “Música Didática no Palácio”.
(ao escrever esta frase ao final da inscrição, confirma-se que está ciente das regras – sem ler as regras, a inscrição é inválida)
FICHA TÉCNICA DOS PROGRAMAS
Fundação Catarinense de Cultura
Presidente: Filipe Mello
Setor Responsável: Diretoria de Difusão Artística
Diretora: Mary Elisabeth Benedet Garcia
Coordenação Executiva: Ana Paula Weschenfelder
Assessoria de Comunicação: Fernanda Peres e Marilene Rodrigues
Filmagem e Edição de Vídeo: Mara Santos e Ronaldo dos Anjos
Design Gráfico: Moysés Lavagnoli
Revisão de Textos: Marcos Karro
Fotografia: Marcio Henrique Martins
Sonorização: Equipe Teatro Ademir Rosa
Projeção Multimídia: Philipe Pimentel
Apoio: Emanuel Pereira e Luiz Mesquita