spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Fundação Cultural Badesc exibe filme em versão impressa a partir da próxima quinta-feira

VariedadesFundação Cultural Badesc exibe filme em versão impressa a partir da próxima...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Ambientada na primeira metade dos anos 1990, o projeto Siga em Frente será lançado dia 8 de maio, quinta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc. A história narra a amizade de duas jovens numa viagem de libertação a bordo de um Fusca. Aprovado na categoria de artes visuais do Prêmio Elisabete Anderle, do governo do Estado, Siga em frente é um projeto de Marina Watson-Wood e Viviane Mayumi, que decidiram fazer uma homenagem aos filmes de estrada, mas usando o recurso de um catálogo impresso com trilha sonora e de uma instalação. A visitação vai  atéo dia 16 de maio, das 19h às 22h, exceto no final de semana. A entrada é gratuita.

Formadas em cinema pela UFSC, em vez de captar as imagens em movimento, elas fotografaram o story board e publicaram o catálogo em formato de fotonovela. O material acompanha um CD com três canções para que o leitor possa ouvir a música enquanto folheia a publicação.

No lançamento do material impresso, haverá uma instalação semelhante aos antigos autocines no jardim da Fundação Badesc em que os espectadores poderão assistir dentro de um carro à trajetória das personagens em imagens projetadas num telão e ao som das músicas de Siga em frente.

Thelma e Louise é um dos filmes que inspirou o projeto assim como O mundo perfeito, Na Natureza Selvagem, Pequena Miss Sunshine. Em Siga em frente, não há diálogos e o principal suporte da narrativa é a paisagem e a trajetória das duas jovens, que partem do interior com destino ao litoral.

As moças são Duda e Laura. Amigas desde a infância e embora tenham personalidades diferentes, acalentam o sonho em comum de viver uma aventura, até que partem em um fusca munidas de uma câmera fotográfica, um mapa e uma lista de pontos chaves que elas necessitam para viver um filme-de-estrada.

A narrativa foi fotografada em nove dias em Florianópolis, Palhoça e São Bonifácio. A direção de fotografia é de Danilo Fernandes Rossi e a trilha de Vinícius Ferreira e Leonardo Aquino.