“Modernidade e Espiritualidade” será o tema da palestra do frade dominicano e escritor, Frei Betto, no Tribunal de Contas de Santa Catarina (R. Bulção Viana, 90 – Centro), nesta terça-feira, 14h30. O evento é aberto ao público e terá o viés no controle social sobre políticas públicas. As informações são da assessoria de imprensa do TCE.
A organização é do Sindicato dos Auditores Fiscais de Controle Externo do TCE/SC (Sindicontas), da Associação de Servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina (ASTC), do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Sindalesc), e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Santa Catarina (Simpe/SC).
Currículo
Frei Betto é autor de artigos e de 60 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais por sua luta em prol dos direitos humanos, incluindo o Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns, no final de 2014. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Atualmente, é assessor de movimentos sociais e colunista de religião do jornal “O Globo”; articulista dos jornais “Folha de S. Paulo”, “Hoje em Dia”, “O Dia”, “Brasil de Fato” e da revista “Caros Amigos”.
Entre as premiações literárias, está a mais importante no Brasil: o Jabuti, em 1982 e em 2005. Além do Prêmio Juca Pato, quando foi eleito pela União Brasileira dos Escritores (UBE) Intelectual do Ano, em 1986. Em 2009, foi agraciado com o Prêmio Alba de Las Letras em reconhecimento ao conjunto de sua obra literária. Em outubro deste ano, ganhou o título Doutor Honoris Causa em Filosofia, pela Universidade de Havana.