Começa nesta quinta-feira,13, às 19h, a exposição Litorâneas do fotógrafo Alessandro Gruetzmacher Fundação Cultural Badesc. A mostra é um documento autoral do litoral catarinense e exibe uma memória silenciosa da costa. As fotografias foram captadas com longas exposições. São 20 fotos, todas em formato quadrado para dar mais densidade à paisagem.A exposição fica até o dia 12 de julho e é gratuita.
Uma das fotografias da exposição é Stairway to heaven (Escada para o céu), que foi selecionadas para a 9ª Bienal Internacional de Arte de Roma em 2012 e estampa a capa do catálogo. Algumas das imagens foram exibidas na última edição do Festival Floripa na Foto e no final de 2012 a pesquisa Litorâneas foi contemplada na categoria Projeto de documentação fotográfica do Brasil no Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte.
Alessandro Gruetzmacher nasceu em Pomerode, Santa Catarina, em 1984. Graduou-se em publicidade em 2005, quando começou a fotografar. Terminou sua especialização em fotografia em 2010, onde desenvolveu seu primeiro projeto com longas exposições. Atualmente vive e trabalha em Florianópolis. Já expôs no Brasil e exterior.
A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 126, Centro, Florianópolis.