Mais de 120 dirigentes cooperativistas estiveram reunidos nesta semana, em Florianópolis, para aprimorar os conhecimentos em liderança, negócios e gestão cooperativa, na edição 2024 do Fórum Catarinense de Dirigentes Cooperativistas. Promovido pelo Sistema OCESC, o tradicional e consolidado evento é voltado ao aperfeiçoamento e networkingdos líderes do setor.
A edição deste ano trouxe como destaque as palestrantes Zeina Latif e Thais Jerônimo Duarte. Latif realizou a palestra “O Brasil tem jeito?”, na qual apresentou fatores capazes de produzir uma dinâmica positiva para o país seguir em direção ao desenvolvimento econômico próspero em um futuro de curto e médio prazo.
Thais abordou o tema “Cultura cooperativista: valorização e retenção de cooperados”. Duarte apresentou estratégias, métodos e técnicas de comunicação que fortalecem o engajamento e o sentimento de pertencimento dos cooperados, fundamentais para a longevidade e sustentabilidade das cooperativas.
A Aurora Coop também se fez presente no ciclo de apresentações. O presidente Neivor Canton trouxe o case “Aurora Coop: uma história de intercooperação”, em que abordou a jornada da cooperativa para chegar ao alto nível de intercooperação que possui atualmente.
Por fim, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou a apresentação das principais entregas realizadas em Brasília. Foram apresentados os avanços conquistados e os projetos em andamento, com previsão de votação para 2025.
“Cooperativismo não se faz sozinho, é um trabalho conjunto, coletivo, e este é o grande propósito do Fórum. O evento nos proporcionou muitas trocas positivas, momentos de conversas sobre as oportunidades e os desafios do sistema cooperativista catarinense. Ouvimos especialistas e construímos conhecimentos e soluções entre os líderes para fazermos do nosso cooperativismo um movimento ainda maior e mais forte”, destacou o presidente do Sistema OCESC, Vanir Zanatta.
Fonte: Comunicação interna do Sistema OCESC