spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Fórum de Artes Visuais sobre Política Cultural de Florianópolis acontece na sexta, dia 17

VariedadesFórum de Artes Visuais sobre Política Cultural de Florianópolis acontece na sexta,...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Estão todos convidados a participar do Fórum de Artes Visuais sobre Política Cultural de Florianópolis – SC, que apresentará as discussões do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Ministério da Cultura (MINC) e informações sobre o processo de implantação dos Planos Municipal e Estadual de Cultura para Florianópolis e Santa Catarina respectivamente.

Este fórum funcionará para aproximar a classe artísta de Florianópolis e SC, específicamente os profissionais envolvidos com a produção de artes visuais, das discussões e encaminhamentos das novas políticas culturais para o setor, de acordo com o Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura.

O Colegiado Setorial de Artes Visuais do MinC existe desde 2005, como órgão consultor do Ministério que desde então se reúne em Brasilia ou no Rio de Janeiro com representantes de cada região do Brasil, avaliando e atualizando políticas de fomento para a produção e circulação, educação e formação e economia no campo das Artes Visuais.

As Reuniões da Câmara Setorial de Artes Visuais (como eram chamadas os Colegiados), se reuniram de 2005 a 2007 em reuniões semestrais. A partir do final de 2008, reativou-se a Câmara passando a ser denominada de Colegiado Setorial, agora como órgão consultor permanente do Ministério da Cultura para contribuir na manutenção do Plano Nacional de Cultura que deve ser aprovado este ano no Senado e que estão sendo discutidos nacionalmente.

A Câmara/Colegiado Setorial de Artes Visuais, continua se reunindo então, para desenvolver e finalizar o Plano Nacional de Artes Visuais – PNAV, servindo de guia para a construção do Plano de Cultura que buscará, a longo prazo, atender a produção de arte de acordo com o panorama local de cada região.

O PNAV visa o reconhecimento e a valorização do profissional de artes visuais que compreende desde o artista em si até o arte educador, passando por questões de produção/ circulação, educação/ formação e economia.

A dificuldade que se apresenta de discutir essas questões é recorrente, mais ainda para os profissionais de artes visuais, mas sua reflexão pública se faz essencial e emergente.

É nesse sentido que trazemos para esta discussão aberta e propositiva o vereador Marcio de Souza, representante da Câmara Municipal de Florianópolis, Mary Garcia, Diretora de Difusão Artística da Fundação Catarinense de Cultura, e Roseli Maria da Silva Pereira, Coordenadora Geral da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, além de Roberto Moreira Junior, artista e representante no Colegiado Setorial de Artes Visuais do MinC e organizador deste Fórum.

A presença de todos será de muita relevância para o debate sobre uma Política Cultural para as Artes Visuais de eficiência em Florianópolis e Santa Catarina e no mapeamento dos produtores ativos que trabalham, desenvolvem e pensam o campo das artes visuais no Estado.

Artes Visuais

17 DE JULHO (sexta-feira) às 18h30

FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC
Rua Visconde de Outro Preto, 216
fone: 48 3224 8846

Com:

Roberto Moreira Junior
(Artista e representante do Colegiado Setorial de Artes Visuais do MinC)

Vereador Márcio de Souza
(Representante da Câmara Municipal de Florianópolis)

Roseli Maria da Silva Pereira
(Coordenadora Geral da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes)

Mary Garcia
(Diretora de Difusão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura)