A Assembleia Legislativa realizou na noite de segunda-feira, 28, uma sessão em reconhecimento aos policiais e magistrados que atuaram na operação Salve Geral, realizada entre 2012 e 2013 em combate ao crime organizado no Estado.
A operação policial, considerada a maior já desenvolvida no estado, aconteceu em resposta às facções criminosas que, de dentro de unidades prisionais, comandaram uma onda de atentados a ônibus, prédios do governo, bases policiais e veículos particulares, em diversos municípios catarinenses.
O Delegado Procópio da Silveira Neto, um dos homenageados, falou que o sucesso da operação foi alcançada pelo empenho de todos os envolvidos (Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário). “Foram três meses de trabalho exaustivo, chegando a trabalhar 20 horas por dia. Mesmo assim, nenhum dos policiais hesitou em continuar fazendo seu trabalho. Foram 98 Mandados de Prisão e 200 Mandados de Busca e Apreensão”.
Penas superaram mil anos
As investigações realizadas no âmbito da operação Salve Geral duraram três meses e envolveram números vultosos, como a interceptação de 500 ramais telefônicos, com 80 mil horas de gravações, e a expedição de 98 mandados de prisão e 200 de busca e apreensão.
O trabalho policial foi concluído após a elaboração de um inquérito de 13 volumes, contendo aproximadamente 4 mil páginas. As penas aos envolvidos totalizaram mais de mil anos de prisão, em um processo composto de 68 volumes e 15 mil páginas.
Homenageados:
Marli Mosimann Vargas, desembargadora do TJ-SC
Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, juíza de Direito
Flavio Duarte de Souza, promotor de Justiça do MP-SC
Procópio Batista da Silveira Neto, delegado de polícia
Antônio Cláudio Seixas Joca, delegado de polícia
Chistyan Dago Prado Anderson, escrivão de polícia
Cristian Carlos Cardoso, agente de polícia
Mylena Gomes Espíndola, agente de polícia
Gustavo Oliveira de Abreu, agente de polícia
Ricardo Nascimento Cavalcante, agente de polícia
Diego Coradini Crescêncio, agente de polícia
Ivan de Souza Castilho, agente de polícia
Illan Palermo Romano, agente de polícia
Everton Medeiros, agente penitenciário