fique por dentro de floripa

- Eventos - Força-Tarefa promove evento sobre transparência no uso de recursos públicos em tempos de pandemia

03.08.2020

Força-Tarefa promove evento sobre transparência no uso de recursos públicos em tempos de pandemia

03.08.2020
Força-Tarefa promove evento sobre transparência no uso de recursos públicos em tempos de pandemia
Foto: Divulgação

Iniciativa une Observatório Social, Rede de Controle da Gestão Pública e Fecam

            O Webinário ‘Transparência em tempos de covid-19’, entre 09h e 11h desta terça-feira (04), debaterá a qualidade da aplicação dos recursos públicos, com a participação do Observatório Social de Santa Catarina, Rede de Controle da Gestão Pública e Federação Catarinense de Municípios. “A pandemia permitiu às prefeituras a dispensa de licitação e as compras em caráter emergencial (lei 13.979/2020), mas, em paralelo, gerou mais facilidades para eventuais desvios, o que está sendo monitorado pelo Observatório Social do Brasil” explica Leomir Antonio Minozzo, presidente do Observatório Social de Santa Catarina.

            O evento reúne Ney Ribas, do Observatório Social do Brasil, Rainério Rodrigues, do Tribunal de Contas da União, Fabrício Weiblen (Ministério Público de SC), Waldemir Paschoiotto (Rede de Controle de SC) e Luiz Magno Bastos (Fecam). O link para a inscrição no evento é https://bit.ly/webinarioSC e a transmissão pela plataforma Microsoft Team, no link https://bit.ly/transmissaoSC .

            O Sistema OSB lançou a Força-Tarefa Cidadã para analisar a transparência e a aplicação dos recursos da saúde nas prefeituras, em parceria com a Rede de Controle da Gestão Pública – e em Santa Catarina este trabalho é coordenado pelo OSB-SC e seus 30 Observatórios Sociais locais, que também acompanham estas questões em seus municípios e apoiam a análise dos portais de cidades vizinhas.

            No início de julho último, foi apresentada a primeira análise dos portais de transparência dos municípios, com alto índice de não-conformidades: 176 municípios catarinenses não cumpriram a lei 13.979/2020, 103 parcialmente e apenas 16 deles integralmente. “O Webinário desta terça-feira apresentará aos prefeitos e controladores internos os trabalhos realizados, os objetivos e a metodologia – sobretudo para evoluir na transparência dos portais, exibindo a boa aplicação dos recursos públicos”, reforçou Minozzo.

            A segunda rodada desta análise ocorreu em julho e a divulgação dos resultados está prevista para os próximos dias.

O que é a Força-Tarefa Cidadã

Consiste no monitoramento dos portais de transparência, por voluntários e técnicos do OSB, que verificam as informações e documentos relativos às despesas efetuadas pelos municípios no enfrentamento à Covid-19. A iniciativa ocorre – ineditamente - integrada com os Órgãos Oficiais de Controle, que integram as Redes e Controle da Gestão Pública, compostas pelos Tribunais de Contas da União e dos estados, a Controladoria Geral da União, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, entre outros.

Como funciona

A primeira fase da força Tarefa Cidadã, sob coordenação do Observatório Social do Brasil, prevê verificar se os municípios disponibilizam as informações previstas pela lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, conferindo igualmente as exigências das Leis de Acesso à Informação e de Responsabilidade Fiscal.

            Na segunda fase, após aferição da transparência dos dados, as aquisições e despesas no âmbito do combate à Covid-19 passarão por análise, para identificar eventuais abusos ou distorções, verificando a legalidade, justificativas, contratos, preços praticados, quantidades, efetiva entrega dos produtos ou serviços e os respectivos pagamentos.

            No caso da identificação de evidências de irregularidades ou de fatos e divergências que necessitem de providências, correções ou a apuração, a Rede de Controle do estado será acionada para que os órgãos competentes possam tomar as devidas providências.

            Confira o relatório de Santa Catarina, dos resultados da primeira rodada de aplicação do questionário do TCU:

https://sites.google.com/view/transparenciacovidsc

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Evento debate geração de negócios e oportunidades para empreendedores em tecnologia

16.09.2020

Evento debate geração de negócios e oportunidades para empreendedores em tecnologia

CDL de Florianópolis promove rodada de negócios entre empresários

15.09.2020

CDL de Florianópolis promove rodada de negócios entre empresários

Festival de Cinema de Florianópolis lança programação totalmente on-line

15.09.2020

Festival de Cinema de Florianópolis lança programação totalmente on-line

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.