A Secretaria de Comunicação informa que aproximadamente 200 moradores de rua já passaram pelo abrigo provisório da Passarela do Samba Nego Quirido desde a última sexta-feira, 19, quando foi deflagrada a força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis por conta do frio intenso na região.
Nesta segunda-feira, dia 22, onde a temperatura atingiu a marca de 5 graus em Florianópolis, cerca de 145 pessoas foram atendidas no espaço montado na passarela. De acordo com informações da equipe técnica do Centro POP, 100 moradores de rua passaram a noite no abrigo provisório e outros 12 foram para o Abrigo Institucional que funciona na rua Victor Meirelles.
A força-tarefa já arrecadou mais de 3 mil peças de roupa e cerca de 500 pares de calçados. A demanda ainda é por artigos de inverno para os homens. Outra prioridade da ação são os materiais de higiene como: shampoo, sabonete, toalha, papel higiênico e barbeador.
O abrigo deverá funcionar de forma provisória até a próxima sexta-feira, dia 26, quando as temperaturas deverão se estabilizar em Florianópolis. Além das 150 vagas na passarela, a prefeitura dispõe de outras 30 vagas no Abrigo Institucional do Centro, 30 vagas na Casa de Apoio do Jardim Atlântico, além de 14 vagas em uma entidade conveniada.
O telefone para casos de urgência é o 199, da Defesa Civil.