spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

FloripAmanhã está presente na Fenaostra com ações de incentivo a gastronomia local e maricultura

VariedadesFloripAmanhã está presente na Fenaostra com ações de incentivo a gastronomia local...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Este ano, é celebrado os 10 anos que Florianópolis recebeu o título de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. As festividades estão também presentes na Fenaostra 2024 com diferentes ações 100% gratuitas.

Pensando em levar cada vez mais informação sobre a culinária regional, o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia realiza o Show de Sabores, o Seminário de Maricultura em Rede e o Concurso Papa Ostra e Exposição de Produtos Locais. Todas as ações são coordenadas pela Associação FloripAmanhã.

As palestras e aulas Show com Chefs da Confraria Sabores de Floripa celebram a gastronomia local, com chefs renomados apresentando receitas que destacam a ostra e ingredientes regionais. Na quarta e quinta-feira, os encontros reuniram mais de 80 pessoas. As aulas show estão sendo realizadas com professores e alunos das Instituições de ensino locais  Estácio, IFSC e Senac, que trazem abordagens e técnicas culinárias, promovendo o intercâmbio de conhecimentos.

Para encerrar a ação, o último encontro nesta sexta-feira às 18h será uma palestra com o Chef Renato Carioni, proprietário do restaurante Cosi e professor da Escola Laurent Suaudeau, de São Paulo, que compartilhará sua expertise em alta gastronomia com o público.

Diariamente a partir das 18h30, está sendo realizado o concurso “Papa Ostras”. É um desafio divertido e tradicional onde os participantes competem para abrir e comer o maior número de ostras em menor tempo, destacando essa atividade tão característica da nossa cultura local. As inscrições podem ser feitas a partir das 17h30.

Seminário de Maricultura em Rede

Com o objetivo de promover o desenvolvimento e a sustentabilidade da maricultura ao reunir diferentes setores para um debate focado em inovação, incentivo ao empreendedorismo e análise dos desafios enfrentados pelos produtores locais, será realizado neste sábado, 7, o Seminário de Maricultura em Rede: superando desafios e explorando novas oportunidades.

O evento visa integrar produtores, governo, academia e sociedade civil, abordando tanto práticas inovadoras quanto as políticas de incentivo e regulação que impactam a maricultura, com foco no equilíbrio dos ecossistemas marinhos e nas necessidades da cadeia produtiva. “Será um momento dedicado ao fortalecimento da maricultura, promovendo a troca de experiências e conhecimento técnico entre os maricultores da região”, destaca o presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho. O Seminário é gratuito e será das 14h às 19h.