spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

FloripAmanhã auxilia Maceió a conquistar o selo de Cidade Criativa da Gastronomia

GastronomiaFloripAmanhã auxilia Maceió a conquistar o selo de Cidade Criativa da Gastronomia
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

A entidade foi convidada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió por ter sido a responsável pela construção do dossiê da candidatura de Florianópolis, primeira cidade do Brasil a ter esta chancela

A FloripAmanhã, como coordenadora geral do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, esteve em Maceió na última semana para participar de um grupo de entidades criado com o objetivo de auxiliar a cidade na conquista da chancela para o Edital da UNESCO em 2023. Hoje, há 46 cidades no mundo, sendo apenas 4 brasileiras. 

A associação foi representada por Anita Pires e Márcia R. Teschner, junto com a Professora Fabiana Mortimer Amaral, do IFSC. Elas participaram de uma oficina para construção de visão, missão e valores da candidatura de Maceió, e de reunião com objetivo de construir um plano de ação preliminar da cidade. A FloripAmanhã — responsável pela construção do dossiê da candidatura de Florianópolis, vitoriosa em 2014 — apresentou as diretrizes e compromissos com a Rede Unesco de Cidades Criativas e um pouco da caminhada de Floripa para conseguir a chancela. A programação contou ainda com reunião com chefs, cozinheiros e produtores locais, além de visitas técnicas a restaurantes, feiras e produtores locais. 

“Nós fomos convidados para ajudar a fazer um diagnóstico de Maceió e desenvolver um projeto com foco no fortalecimento da gastronomia como um diferencial para a cidade. E essa viagem foi muito rica, não só para eles, quanto para nós conhecermos o potencial da cidade. Eles tem uma variedade muito grande de pratos típicos e produtos locais, a comida é diferenciada, com um tempero sem igual. É uma satisfação muito grande poder ajudar outra cidade nessa caminhada em busca dessa chancela”, destaca Anita Pires.