spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 dezembro 2024
spot_imgspot_img

16º Revezamento Volta à Ilha ASICS acontece dia 30 de abril

Esportes16º Revezamento Volta à Ilha ASICS acontece dia 30 de abril
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe


O que é a corrida de Revezamento Volta à Ilha? Uma corrida pedestre em equipe, criada em 1996, cujo objetivo é dar uma volta completa à Ilha de Santa Catarina (150 km), no menor tempo possível, ou seja, a equipe dá um verdadeiro abraço festivo na ilha.Os trechos que cada integrante da equipe percorre variam de três a onze km, sendo uma corrida inclusiva, ou seja, permite que pessoas com diferentes níveis de condicionamento físico possam participar. Os graus de dificuldade do percurso variam devido aos tipos de terreno, como trilhas na mata, areia fofa de praia e duna, chão batido, asfalto, calçamento, aclives e declives.

Não há montanha alguma na cidade de Florianópolis, apenas pequenas elevações situadas ao Sul. Quase no final da prova, a equipe chega ao Morro do Sertão do Peri, na Seção 19 (Sul da ilha). Este é o percurso mais temido no Revezamento Volta à Ilha, pois se apresenta em terreno de chão batido, com uma subida íngreme nos primeiros 1.000 metros e atingindo o ápice a 250 metros de altitude. Depois vem a descida, bastante árdua, onde os “freios musculares” e o equilíbrio corporal são muito exigidos.Participar do Revezamento Volta à Ilha é sempre pensar coletivamente e com antecedência. A prova requer, do grupo, preparação e organização alguns meses antes do evento. É importante que a equipe leia com atenção o regulamento da prova e esteja atenta aos detalhes.O percurso tem paisagens maravilhosas e a comunidade florianopolitana é acolhedora e educada.

Respeitar a natureza, mantendo-a livre de resíduos indesejáveis, é uma solicitação constante da organização no percurso da prova e uma preocupação também da população local.O trânsito não é bloqueado em momento algum, portanto, o corredor deve manter-se “ligado”; a mesma recomendação é válida para os motoristas dos carros de apoio, que deverão, outrossim, conhecer o regulamento da prova e observar atentamente as orientações passadas pelos árbitros nos diversos Postos de Troca.Devido a toda a preocupação com o aquecimento global, a organização da prova foi a primeira empresa no setor a realizar, em 2007, a neutralização dos gases responsáveis pelo efeito estufa, potencialmente emitidos pela competição. Esta atitude responsável continuou nos próximo anos, não somente na Volta à Ilha, mas também nos outros eventos realizados pela Eco Floripa Eventos Esportivos.

Mais informações:

http://www.ecofloripa.com.br/voltailha/