Como o ecossistema de inovação pode transformar a realidade de uma cidade? Essa é uma das perguntas que serão debatidas no evento Missão Ecossistemas de Inovação, que será realizado de 8 a 15 de outubro, em Medellín, na Colômbia. O objetivo do evento é mostrar como este método pode melhorar as cidades e transformá-las em cidades inteligentes.
Os congressistas farão visitas técnicas ao ecossistema local, acompanhamento com equipe especializada, networking com empresários internacionais e integração com prefeitos, empresários e acadêmicos, além de participarem das palestras com profissionais renomados na área.
O pesquisador social e gestor de políticas públicas, Santiago Uribe, será o anfitrião na cidade. Com mais de 20 anos de experiência na concepção e gestão de programas e projetos de desenvolvimento, Santiago irá conduzir os participantes da missão nos principais pilares da construção de Medellín focada em inovação.
No time de palestrantes, está o empresário Daniel Leipnitz, presidente do Sapiens Parque e um dos coordenadores do Movimento Floripa Sustentável. Ele falará sobre a iniciativa privada como pilar na estruturação do pacto. Participarão também do evento, como palestrantes, o engenheiro de telecomunicações e doutor em ecossistemas de inovação Josep Miguel Piqué, o contador com extensa atuação em empresas de tecnologia na gestão de projetos e pessoas Adécio Luciani, e a jornalista Cassia Liandra Carvalho.
A Missão Medellín é organizada pelo Cidade Inovadora, plataforma que impulsiona cidades a transformarem sua área de inovação. Além disso, Wise, Estação Via do Conhecimento e Cinco tecnologia também apoiam a viagem.