O projeto Desterro Autoral programou uma super semana de 11 a 18 de agosto com três grandes ações gratuitas: “Na Rua”, com Daniel Arena, “Encontro com MC Versa” e a primeira edição “Giro Autoral”, no Centro-Leste.
O Desterro Autoral, movimento que está conectando o público de Florianópolis com a sua rica e diversa produção musical, entra em agosto com uma programação especial que tomará a cidade durante uma semana. Tomem nota: de 11 a 18 teremos “Desterro na Rua” com Daniel Arena, em Santo Antônio de Lisboa, “Encontro” com MC Versa, no Cinema do CIC, e a nova ação inédita, o “Giro Desterro”, um mini-festival que estreará na Feira do Cascaes, no coração do Centro da cidade.
A agenda abre no dia 11 com convite ao público para aproveitar um fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa com mais uma edição do “Desterro na Rua” com a intervenção sonora do músico e compositor Daniel Arena. A ação será às 17h, na Praça Roldão da Rocha Pires (conhecida como Praça das Feirinhas), e será gratuita.
No dia 15, o projeto promove mais uma edição do “Encontro”, que são palestras e bate-papos direcionados para profissionais da música. Desta vez a convidada é a rapper, artista e ativista social MC Versa, uma das mais ativas cantoras do cenário do hip hop nacional no momento. Versa tratará do tema “Artista 360°”, onde compartilhará histórias sobre a sua significativa trajetória no mercado da música e importantes dicas sobre gestão de carreira, posicionamento e conexões.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia na plataforma Sympla (link aqui)
Essas ações servirão para preparar o público e o clima na cidade para a estreia do “Giro Desterro”, o mini-festival que acontecerá na tarde de domingo (18), com um palco aberto na Rua Nunes Machado, no Centro Leste. A partir das 16h30min, a música entra em cena com os shows das bandas Grilo e Os Mosquitos, MC Versa com Groove Hunters e Apocalypse Cùier.
Todos os eventos são gratuitos e a programação completa está no Instagram do Desterro Autoral (@desterroautoral).
O Desterro Autoral
Idealizado pelos produtores culturais Arturo Valle e Marina Tavares e pelo músico Thiago Mates (banda Stella Folks) e com produção do Studio de Ideias, o Desterro Autoral é um movimento que promoverá, ao longo dos próximos meses, uma série de atrações imperdíveis por Florianópolis, visando conectar a população local com a sua rica e diversa cena musical, através de intervenções artísticas, shows e workshops.
O Desterro Autoral é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com as incentivadoras Casas da Água Materiais para Construção e Eletrodomésticos e Supermercados Imperatriz.
Programe-se Desterro Autoral – de 11 a 18 de agosto!
Desterro na Rua apresenta Daniel Arena
Quando: 11 de agosto (domingo), às 17h.
Local: Praça Roldão da Rocha Pires (conhecida como Praça das Feirinhas), em Santo Antônio de Lisboa.
Entrada: gratuita
Quem é Daniel Arena
Daniel Arena é um cantor e compositor de folk, que começou sua carreira como baterista de uma banda de punk rock nos anos 90. Em 2017, ele retomou a música com influências de artistas como Ben Harper e José Gonzalez, lançando seu álbum de estreia “Libértula” com composições instrumentais e acústicas. Arena também toca Weissenborn, um lap steel acústico, e suas músicas, inspiradas por viagens a mais de 40 países, transitam entre folk e indie rock. Ele já se apresentou em festivais como Sofar Sounds e Semana do Rock Catarinense, fez turnês na Argentina e participou de programas de TV. Suas músicas estão em rádios e playlists do Spotify, alcançando mais de 20 mil ouvintes.
Mesmo tendo escolhido Florianópolis como sua cidade para viver, Daniel Arena é um artista que vive a rodar o mundo, conhecendo novas culturas e sempre expandindo seus horizontes sonoros. Novos projetos estão na pauta do artista. Entre eles uma turnê por alguns países da Europa, a produção de um novo álbum e apresentações em festivais de Folk Music no Brasil e no exterior.
Desterro Encontro “Artista 360°” com MC Versa
Quando: 15 de agosto (quinta-feira), 19h
Local: Cinema Gilberto Gerlach, Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis.
Entrada: gratuita, mediante inscrição prévia na plataforma Sympla (vagas limitadas) neste link:
Sobre o workshop: MC Versa é cantora, compositora, arte educadora e estrategista musical e compartilhará com o público o conceito de “artista 360°” com informação e ferramentas que possibilitem o artista se inserir no mercado utilizando o que está ao seu alcance. Começando do passo-a-passo: o que fazer para que a sua música chegue nas pessoas? Passando por um panorama do mercado musical, principais estratégias, cases e como organizar todas essas informações para aplicar na carreira de um artista independente.
Giro Desterro com Grilo e Os Mosquitos, MC Versa e Groove Hunters e Apocalypse Cùier
Quando: 18 de agosto (domingo), às 16h30min
Local: Rua Nunes Machado, Centro Leste de Florianópolis.
Entrada: Gratuita, evento com classificação livre.
Sobre Grilo e os Mosquitos:
Com o propósito de levar a música instrumental para os mais diversos públicos e espaços, Grillo e os Mosquitos perverte os variados estilos musicais brasileiros com o rock n’ roll em suas composições autorais. A banda, natural de Florianópolis, completou oito anos em 2024 e lançou em 2022 o álbum “Baga Elétrica”. O trio é formado pelos músicos João Peters (baixo), Pedro Germer (guitarra) e Gustavo Grillo (bateria). O projeto nasceu em 2016 pela vontade de se reunirem para tocar seus temas preferidos e improvisar em cima deles. É na relação não-verbal que acontecem os momentos definidores do som do trio, em que o engajamento entre os músicos e a plateia dá vida e movimento às ideias musicais apresentadas. As composições autorais perpassam os variados estilos brasileiros, mesclando com o rock e o blues em um caldeirão de referências.
MC Versa e Groove Hunters
MC Versa e Groove Hunters materializam no palco a simbiose histórica entre o hip hop e o jazz. Cria da batalha das minas de Floripa, MC Versa é uma das artistas em destaque na cena do rap feminino nacional. Com seu trabalho, a rapper catarinense já participou de grandes eventos pelo Brasil, foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria Hip Hop Feminino e atualmente é CEO da Braba Music, selo musical voltado para mulheres da música urbana.
Groove Hunters é um quarteto de música instrumental que se apropria de temas de grupos de funk jazz e hip hop em suas improvisações jazzísticas mergulhadas na atmosfera do funk dos anos 1970, do hip hop e outros elementos da música afro-americana. Esse coletivo é formado por destacados nomes da cena da música instrumental e jazz catarinense, como o baixista Tie Pereira, o guitarrista Fábio Carlesso, o pianista Yves Tanuri e o baterista Danis Santana. Nessa junção, Versa e os “Hunters” levarão ao palco uma nova jornada, onde tudo se funde em uma imprevisível orquestração.
Apocalypse Cùier
Profanes e intencionalmente agressives, Apocalypse Cùier é uma banda transcentrada e anticolonial que anuncia, por meio de ritmos diversos, o fim de um sistema em colapso através do renascimento afetuoso, preto, indígena e “sapatransviade”. A melhor forma de saciar a curiosidade é conhecendo de perto e ao vivo o Apocalypse Cùier.
Produção: Studio de Ideias
O Desterro Autoral é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com as incentivadoras CASAS D’ÁGUA Materiais para Construção e Eletrodomésticos e Supermercados Imperatriz.