spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

 Floripa será palco de três grandes eventos do Projeto Desterro Autoral em agosto

Variedades Floripa será palco de três grandes eventos do Projeto Desterro Autoral em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O projeto Desterro Autoral programou uma super semana de 11 a 18 de agosto com três grandes ações gratuitas: “Na Rua”, com Daniel Arena, “Encontro com MC Versa” e a primeira edição “Giro Autoral”, no Centro-Leste.

O Desterro Autoral, movimento que está conectando o público de Florianópolis com a sua rica e diversa produção musical, entra em agosto com uma programação especial que tomará a cidade durante uma semana. Tomem nota: de 11 a 18 teremos “Desterro na Rua” com Daniel Arena, em Santo Antônio de Lisboa, “Encontro” com MC Versa, no Cinema do CIC, e a nova ação inédita, o “Giro Desterro”, um mini-festival que estreará na Feira do Cascaes, no coração do Centro da cidade. 

A agenda abre no dia 11 com convite ao público para aproveitar um fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa com mais uma edição do “Desterro na Rua” com a intervenção sonora do músico e compositor Daniel Arena. A ação será às 17h, na Praça Roldão da Rocha Pires (conhecida como Praça das Feirinhas), e será gratuita.

No dia 15, o projeto promove mais uma edição do “Encontro”, que são palestras e bate-papos direcionados para profissionais da música. Desta vez a convidada é a rapper, artista e ativista social MC Versa, uma das mais ativas cantoras do cenário do hip hop nacional no momento. Versa tratará do tema “Artista 360°”, onde compartilhará histórias sobre a sua significativa trajetória no mercado da música e importantes dicas sobre gestão de carreira, posicionamento e conexões. 

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia na plataforma Sympla (link aqui

Essas ações servirão para preparar o público e o clima na cidade para a estreia do “Giro Desterro”, o mini-festival que acontecerá na tarde de domingo (18), com um palco aberto na Rua Nunes Machado, no Centro Leste. A partir das 16h30min, a música entra em cena com os shows das bandas Grilo e Os Mosquitos, MC Versa com Groove Hunters e Apocalypse Cùier.

Todos os eventos são gratuitos e a programação completa está no Instagram do Desterro Autoral (@desterroautoral).

O Desterro Autoral

Idealizado pelos produtores culturais Arturo Valle e Marina Tavares e pelo músico Thiago Mates (banda Stella Folks) e com produção do Studio de Ideias, o Desterro Autoral é um movimento que promoverá, ao longo dos próximos meses, uma série de atrações imperdíveis por Florianópolis, visando conectar a população local com a sua rica e diversa cena musical, através de intervenções artísticas, shows e workshops.

O Desterro Autoral é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com as incentivadoras Casas da Água Materiais para Construção e Eletrodomésticos e Supermercados Imperatriz.

Programe-se Desterro Autoral – de 11 a 18 de agosto!

Desterro na Rua apresenta Daniel Arena

Quando: 11 de agosto (domingo), às 17h.

Local: Praça Roldão da Rocha Pires (conhecida como Praça das Feirinhas), em Santo Antônio de Lisboa.

Entrada: gratuita

Quem é Daniel Arena

Daniel Arena é um cantor e compositor de folk, que começou sua carreira como baterista de uma banda de punk rock nos anos 90. Em 2017, ele retomou a música com influências de artistas como Ben Harper e José Gonzalez, lançando seu álbum de estreia “Libértula” com composições instrumentais e acústicas. Arena também toca Weissenborn, um lap steel acústico, e suas músicas, inspiradas por viagens a mais de 40 países, transitam entre folk e indie rock. Ele já se apresentou em festivais como Sofar Sounds e Semana do Rock Catarinense, fez turnês na Argentina e participou de programas de TV. Suas músicas estão em rádios e playlists do Spotify, alcançando mais de 20 mil ouvintes.

Mesmo tendo escolhido Florianópolis como sua cidade para viver, Daniel Arena é um artista que vive a rodar o mundo, conhecendo novas culturas e sempre expandindo seus horizontes sonoros. Novos projetos estão na pauta do artista. Entre eles uma turnê por alguns países da Europa, a produção de um novo álbum e apresentações em festivais de Folk Music no Brasil e no exterior.

Desterro Encontro “Artista 360°” com MC Versa

Quando: 15 de agosto (quinta-feira), 19h

Local: Cinema Gilberto Gerlach, Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis.

Entrada: gratuita, mediante inscrição prévia na plataforma Sympla (vagas limitadas) neste link:

https://www.sympla.com.br/evento/encontro-desterro-autoral/2578008

Sobre o workshop: MC Versa é cantora, compositora, arte educadora e estrategista musical e compartilhará com o público o conceito de “artista 360°” com informação e ferramentas que possibilitem o artista se inserir no mercado utilizando o que está ao seu alcance. Começando do passo-a-passo: o que fazer para que a sua música chegue nas pessoas? Passando por um panorama do mercado musical, principais estratégias, cases e como organizar todas essas informações para aplicar na carreira de um artista independente.

Giro Desterro com Grilo e Os Mosquitos, MC Versa e Groove Hunters e Apocalypse Cùier

Quando: 18 de agosto (domingo), às 16h30min

Local: Rua Nunes Machado, Centro Leste de Florianópolis.

Entrada: Gratuita, evento com classificação livre.

Sobre Grilo e os Mosquitos:

Com o propósito de levar a música instrumental para os mais diversos públicos e espaços, Grillo e os Mosquitos perverte os variados estilos musicais brasileiros com o rock n’ roll em suas composições autorais. A banda, natural de Florianópolis, completou oito anos em 2024 e lançou em 2022 o álbum “Baga Elétrica”. O trio é formado pelos músicos João Peters (baixo), Pedro Germer (guitarra) e Gustavo Grillo (bateria). O projeto nasceu em 2016 pela vontade de se reunirem para tocar seus temas preferidos e improvisar em cima deles. É na relação não-verbal que acontecem os momentos definidores do som do trio, em que o engajamento entre os músicos e a plateia dá vida e movimento às ideias musicais apresentadas. As composições autorais perpassam os variados estilos brasileiros, mesclando com o rock e o blues em um caldeirão de referências.

MC Versa e Groove Hunters

MC Versa e Groove Hunters materializam no palco a simbiose histórica entre o hip hop e o jazz. Cria da batalha das minas de Floripa, MC Versa é uma das artistas em destaque na cena do rap feminino nacional. Com seu trabalho, a rapper catarinense já participou de grandes eventos pelo Brasil, foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria Hip Hop Feminino e atualmente é CEO da Braba Music, selo musical voltado para mulheres da música urbana. 

Groove Hunters é um quarteto de música instrumental que se apropria de temas de grupos de funk jazz e hip hop em suas improvisações jazzísticas mergulhadas na atmosfera do funk dos anos 1970, do hip hop e outros elementos da música afro-americana. Esse coletivo é formado por destacados nomes da cena da música instrumental e jazz catarinense, como o baixista Tie Pereira, o guitarrista Fábio Carlesso, o pianista Yves Tanuri e o baterista Danis Santana. Nessa junção, Versa e os “Hunters” levarão ao palco uma nova jornada, onde tudo se funde em uma imprevisível orquestração.

Apocalypse Cùier

Profanes e intencionalmente agressives, Apocalypse Cùier é uma banda transcentrada e anticolonial que anuncia, por meio de ritmos diversos, o fim de um sistema em colapso através do renascimento afetuoso, preto, indígena e “sapatransviade”. A melhor forma de saciar a curiosidade é conhecendo de perto e ao vivo o Apocalypse Cùier. 

Produção: Studio de Ideias

O Desterro Autoral é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com as incentivadoras CASAS D’ÁGUA Materiais para Construção e Eletrodomésticos e Supermercados Imperatriz.