spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 janeiro 2025

Floripa recebe fórum de secretários de C&T

EventosFloripa recebe fórum de secretários de C&T
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

A capital catarinense será anfitriã na próxima semana, dia 24, da reunião do fórum nacional com secretários municipais responsáveis pela área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Região Sul. Florianópolis ganhou recentemente uma secretaria com este fim e o evento será um importante espaço para troca de experiências entre os órgãos.

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação foi criado em 2001, em Vitória/ES, com o objetivo de organizar, capacitar e articular as secretarias municipais envolvidas com a área de C&T. A iniciativa visa intensificar a participação dos municípios na definição e na execução, articulação e integração das políticas estaduais e nacional de CT&I.

Além de reunir as representações dos municípios brasileiros que atuam na área de C&T, o Fórum tem atuado na adesão de novos municípios e na disseminação de uma cultura de ciência tecnologia e inovação, incentivando a estruturação de Núcleos de gestão do tema nos municípios.

O encontro, com o tema “Inovação e Sustentabilidade”, será realizado no próximo dia 24 de novembro, terça-feira, das 9h às 12h30min, no Centreventos Ministro Renato Archer – CELTA – Parque Tecnológico Alfa em Florianópolis. O público será formado por representantes de todos os municípios da Região Sul com estrutura de apoio a C&T.

“Embora exista uma política nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação e uma corrida dos estados brasileiros no sentido de incorporar, nas suas estratégias e planos estaduais, a C,T&I, com as Leis de Inovação, efetivamente os municípios devem ser protagonistas das ações de C,T&I em prol do desenvolvimento sustentável. As municipalidades precisam crescer com sustentabilidade e isto só será possível se ciência, tecnologia e inovação forem incorporadas em suas estratégias econômicas. No entanto, esses aspectos não têm sido tratados com a urgência ou prioridade merecidas nas discussões e estratégias municipais relacionadas ao desenvolvimento sustentável” Silvio Ramos, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de C&T&I