Florianópolis foi palco na sexta (10/07) do recorde mundial de permanência submersa pela apneísta Karoline Meyer com 18′:32″:59 e que nos dias 11 e 12 Julho nas piscinas do Clube Lira o Desafio de Apnéia Total, ainda somou mais quebras de recordes Nacionais e estaduais de Apnéia.
A façanha foi realizada na categoria feminina “Static Apnea With Oxigen world record” (apnéia estática com preparação de O2). A mergulhadora brasileira alcançou o tempo de 18minutos e 32 segundos, isso a torna o ser humano com a maior apnéia do mundo, com registro para o Guinness World Records™ .
Vindo de um treinamento intensivo para atingir grandes profundidades no projeto Freediving Bonaire, Karol Meyer também ousou tentar o recorde mundial numa disciplina que jamais havia testado. Foi no dia 10 de julho, na academia Racer de Florianópolis, sob a supervisão de mergulhadores de segurança e testemunhas.
A mergulhadora Raquel Miliorini, o presidente da fundação Diver Free Ricardo Branco, o especialista DAN Diving Emergency Specialist e Juiz Aida Internacional – Archimedes Garrido, além de instrutores e alunos da academia testemunharam a incrível apnéia, que durou exatos 18 minutos 32 segundos e 59 décimos.
Durante toda a tentativa, foram aplicadas as regras de segurança para a prática do esporte, através de supervisão direta de sinais. A cada um minuto a atleta respondia com um sinal, pré-estabelecido, indicando que estava bem. Nos último minuto, o controle foi maior, passando a responder a cada 15 segundos até a saída.
“É muito importante, para qualquer praticante, não esquecer jamais da segurança na prática de qualquer modalidade de apnéia. Também é essencial informar que não podemos mergulhar em profundidade com oxigênio puro, alta pressão parcial de oxigênio, a toxidade poderá levar à graves acidentes”, explicou Karol Meyer.
Sua performance ultrapassou em 30 segundos a marca mundial masculina na categoria, tão disputada entre os feras na modalidade: David Blane (USA), Tom Sietas (Alemanha) e Gianluca Genoni (Itália).
“Ao sair da água, eu só escutava os aplausos”, disse ela que no último treino, no dia 8 de julho, já havia batido o recorde mundial. “Foi somente descansar e repetir a dose”, disse Karol Meyer.
Karol Meyer se tornou recordista do Guinness World Records™ e levou o Brasil novamente para o topo do mundo no esporte.
Evento Invitational “Apnéia Total”
Dias 11 e 12 de julho foram dias de muita concentração e performances na piscina do Lira Tênis Clube de Florianópolis, durante o evento invitational “APNEIA TOTAL”. No total, cinco novos recordes nacionais e oito recordes estaduais foram realizados!
Karol Meyer, que recentemente entrou para o Guinness BookTM como o ser humano com a maior apnéia do mundo (após ventilação com oxigênio puro) , pegou o embalo e quebrou nova marca brasileira na Apnéia dinâmica com nadadeiras com a distância de 135m e confirmando ótimas marcas nas demais disciplinas. “Valeram os treinos e muito mais do que as marcas alcançadas, os bons momentos partilhados ficarão para sempre!”
Raquel Miliorini, estreante, mostrou através de suas performances que o futuro é promissor 2’12” na Apnéia Estática e 48m na Apnéia dinâmica com nadadeiras, defendendo o estado de SC. “Como estreiante na APNÉIA, foi simplesmente um momento MÁGICO…inesquecíve! Só participando mesmo a gente sente o que é ser uma atleta de apnéia! Nos treinos eu não passava de 2′:00…mas o DESEJO é maior, e eu quis fazer o meu melhor…e consegui…cheguei aos 2′:12…na Dinâmica com nadadeiras meu objetivo era 50mts…fiz 48mts…e foi o “VAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII” de Karoline Meyer e por ACREDITAR na minha “força” que consegui! Isso está sendo só o começo de uma história, de superar meus limites…que posso e irei melhorar a cada treino e de tornar um sonho em realidade! Agradeço meu marido Ricardo Branco…que acredita no meu potencial e desejo de melhorar a cada dia!
Marcos Vieira realizou quatro recordes estaduais para o Paraná, com ótimas performances: 4’14” Apnéia Estática , 85m na Apnéia dinâmica com nadadeiras, 58 na Apnéia dinâmica sem nadadeiras e 11″70 no Sprint 25m Bipalma.
“Acredite, busque e Persista. Após um excelente curso com a Karol Meyer em Março, vim me aperfeiçoando no mergulho e recebi um convite para participar do Desafio Apnéia Total. Foram dois meses treinando e realizando melhorias em todos os sentidos físicos e psicológicos, e hábitos alimentares. Estou muito feliz em realizar na apnéia estática os 4’14”, saindo muito bem e homologando os recordes para o estado do Paraná. Agradeço a todos que ajudaram a realizar essas minhas marcas, principalmente a Karol Meyer e ao Moises H. Longo. Em um dos treinos com a Karol e o Ricardo, tive a experiência de sofrer um apagamento nos 95 metros na Dinâmica com nadadeira, e ser “salvo” pela Karol. Experiência que não quero que aconteça de novo. Vou sempre seguir as orientações da minha treinadora Karol Meyer, ” Saia BEM, Saia antes e consciente.” Acreditei, fui em busca e persisti, agora já estou acreditando nas novas metas e marcas, e vou atrás delas.”
Marcos Vieira
Archimedes Garrido quebrou novas marcas paulistas de apnéia estática com o tempo de 5’30” Apnéia Estática e 106m Apnéia dinâmica sem nadadeiras (a 2a melhor marca nacional !), um atleta completo pois conseguiu unificar todas as marcas paulistas neste ano! Como se não bastasse, conquistou dois recordes nacionais de Sprint Apneia Bipalma 25m com o tempo de 10″20 e Sprint Apneia Monopalma 25m com o tempo de 10″80.
“Depois de algum tempo buscando pelas marcas estaduais que faltavam para o meu currículo, neste evento eu finalmente, consegui! Os dias 11 e 12 de julho de 2009 ficarão na minha memória para sempre unificar todos os recordes Indoor de apnéia para o estado de SP. Foi muito emocionante cada segundo era muito importante para mais uma conquista e de centímetro em centímetro mais uma marca superando seu próprio limite. E o mais importante estar entre amigos que fazem deste esporte um motivo para cada vez ir um pouco mais. Quero agradecer a Deus,aos amigos Karol, Ricardo e Raquel que me ajudaram nesta nova conquista, meu novo amigo marcos, um grande atleta e aos Juízes Fábio Heusi e Silvana Lavieri pela responsabilidade de julgar o evento com maestria.” Archimedes Garrido
Ricardo Teixeira Branco conseguiu quebrar três novas marcas estaduais na Apnéia dinâmica com nadadeiras 104m, na Apnéia dinâmica sem nadadeiras 75m e no Sprint Bipalma 11″:40 e levou para casa mais um recorde nacional, numa emocionante disputa com o paulistano, onde chegou a perder o título e a reconquistá-lo com um tempo incrível de 8″97 ! O atleta mais veloz da apnéia com monopalma no Brasil! “Sem dúvida as palavras faltam… Os segundos atingidos, os metros percorridos os décimos conquistados.. enfim…Apnéia… E o valor de estar fazendo sempre mais… Impossível não agradecer a grande mola mestra da apnéia no Brasil – Karoline Meyer, e há todos meus amigos, atletas e juizes, nesse “Desafio Apnéia Total Invitational”, PARABÉNS e mergulhos de águas azuis para todos”. Ricardo T. Branco
Os juizes AIDA Internacional Fábio Heusi (Brasil) e Silvana Lavieri (Argentina) tiveram uma atuação impecável e as marcas serão validadas pela AIDA Brasil e válidas para o ranking list internacional.
Nossos agradecimentos aos participantes, juízes e apoiadores: Lira Tênis Clube, Parcel Dive Center, Adrenailha e PlanetaSub!