spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Florianópolis vai receber exposição gratuita de dupla que percorre cidades brasileiras de bicicleta

VariedadesFlorianópolis vai receber exposição gratuita de dupla que percorre cidades brasileiras de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A instalação Hotel Relento, com doze camas sobre dunas na cidade de Itaúnas, no estado do Espírito Santo, com a adesão dos moradores locais, que foram convidados a deitar e sonhar (foto no fim da matéria), é uma das obras da Residência Artística Móvel, de Raísa Curty e Ale Gabeira, ambos do Rio de Janeiro. 

 Eles percorrem cidades brasileiras de bicicleta fazendo arte a partir do encontro com as comunidades que conhecem pelo caminho criando sites-specifcs, performances, instalações e pequenos documentários. Os artistas já percorreram diversos estados e acabaram de chegar da Bahia, onde realizaram a instalação Horizonte Professor, com cadeiras escolares à beira-mar.

Nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, a partir das 18 horas, os dois artistas da Residência Artística Móvel vão ocupar a Faferia – DNA da Arte, no centro de Florianópolis. Raísa e Ale vão apresentar um teaser do documentário que estão editando sobre o projeto e uma exposição de três dias com fotografias e cartões-postais, todos feitos durante a Residência Artística Móvel.

A viagem de bicicleta e os dois artistas se apropriam de legados de artistas dos anos 60/70 como Bas Jan Ad​er​ e suas viagens pelo oceano, Robert Smithson que encontra em lugares distantes da galeria uma estimulante superfície para inserção de suas obras e de Hélio Oiticica, com seu conceito de arte como a criação de uma possibilidade de vida. 

 Instalação Hotel Relento, com doze camas sobre dunas na cidade de Itaúnas

Serviço

 O quê: Residência Artística Móvel. Exposição da dupla de artistas visuais pedalantes Raísa Curty e Ale Gabeira.
Quando: Abertura e Díalogo com os artistas, dia 10/11, quinta feira, às 18h. Visitação na sexta-feira (11/11), das 10h às 12h e das 14h às 19h e sábado (12/11), das 11h às 17h.
 Onde: Faferia – DNA de Arte. Rua Fernando Machado, 261, sala térrea do edifício Vaparaizo, centro, Florianópolis, fone 3065 6534.
 Quanto: gratuito