fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Florianópolis supera Brasília e é a capital com abertura de empresas mais rápida do país

07.10.2020

Florianópolis supera Brasília e é a capital com abertura de empresas mais rápida do país

07.10.2020
Florianópolis supera Brasília e é a capital com abertura de empresas mais rápida do país
Foto: Pexels Divulgação

Com o programa Floripa Simples, já é possível abrir um negócio em 4 horas na capital catarinense

 

Florianópolis assumiu o topo do ranking das capitais com abertura de empresas mais rápida do Brasil, seguida por Goiânia (20 horas) e Brasília (1 dia e 2 horas), como mostra o Mapa de Empresas do Ministério da Economia. Com o lançamento do programa Floripa Simples, que integra digitalmente todos os processos, já é possível abrir um negócio na categoria de baixo risco em 4 horas na capital catarinense. O tempo médio do país no segundo quadrimestre de 2020 foi de 2 dias e 21 horas. 

 

O serviço foi lançado em parceria pelo Município de Florianópolis com a Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC), Sebrae SC e a Softplan, empresa especializada em soluções corporativas para administração pública que desenvolveu o sistema para a integração. Agora, para abrir uma empresa, o empreendedor faz tudo de forma digital: primeiro, é preciso realizar uma consulta de viabilidade na Junta Comercial, que já está integrada com o sistema da Prefeitura e verifica as informações sobre a viabilidade de abertura para o endereço requerido. Com o parecer favorável, inicia-se o processo de registro da empresa no site da Junta Comercial. Os dados também são todos integrados e enviados automaticamente para as demais instituições envolvidas (Prefeitura, Bombeiros e órgãos de Meio Ambiente). Cada instituição valida as informações e as relaciona com os requisitos de cada CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que determina quais atividades são exercidas pela empresa, tudo de forma automática.

 

Se a documentação estiver em conformidade, em até quatro horas o registro é oficializado e o empreendedor recebe o CNPJ da empresa e autorização para emissão de NF. Todo este processo é para CNAEs de baixo risco, e que estejam autorizadas no Plano Diretor a viabilidade para instalação no endereço informado. O empreendedor recebe notificações das etapas por e-mail, o que anteriormente era feito presencialmente. 

 

A tecnologia foi uma peça fundamental para a cidade dar um passo importante e vencer um dos maiores desafios para empreendedores brasileiros: a burocracia. Segundo uma pesquisa da Endeavor, este é o maior obstáculo para um em cada cinco empreendedores no Brasil. A necessidade de diversos documentos, formulários e tempo para buscar licitações em órgãos governamentais pode acabar desanimando muita gente de regularizar ou até começar seu próprio negócio. 


Desde o dia 13 de agosto, quando o Floripa Simples foi lançado, já foram solicitados o registro de abertura de 385 empresas e 899 pedidos de viabilidade para instalação.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Rede da Economia Criativa de Florianópolis lança manifesto pela reinvenção da cidade

30.10.2020

Rede da Economia Criativa de Florianópolis lança manifesto pela reinvenção da cidade

Fort Atacadista promove saldão de aniversário com preços baixos no feriadão

29.10.2020

Fort Atacadista promove saldão de aniversário com preços baixos no feriadão

Beiramar Shopping comemora 27 anos com campanha digital

27.10.2020

Beiramar Shopping comemora 27 anos com campanha digital

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.