14ª edição do Redes WeGov acontece nos dias 29 e 30 de abril e vai conectar agentes públicos de todo o Brasil
Nos dias 29 e 30 de abril, Florianópolis será o ponto de encontro de agentes públicos que atuam em instituições de todas as esferas e poderes do Estado. O Redes WeGov chega à sua 14ª edição, consolidado como um dos eventos mais importantes e tradicionais da área.
Com palestras, debates e uma feira de cases, o objetivo do evento é construir um ambiente propício para compartilhar experiências, trocar conhecimento e buscar de maneira conjunta soluções para os mais variados desafios da gestão pública no Brasil, instigando o nascimento de novas práticas no serviço público. Além dos profissionais de comunicação do setor, o encontro também é voltado para acadêmicos e especialistas em governança, tecnologia e inovação.
A programação conta com nomes como Gregório Duvivier, do canal Porta dos Fundos, que vai abordar o tema do processo criativo e a produção de conteúdo; Heloisa Fischer, da Comunica Simples, que trará dicas e reflexões sobre comunicação climática; Pedro Burgos, do Insper, para tratar de Inteligência Artificial e seu impacto nos governos; Cássio Castro Souza, da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia, que vai levantar a discussão sobre regulação e moderação de conteúdo nas redes sociais; entre outros.
Para André Tamura, cofundador da WeGov, empresa organizadora do evento, um dos principais desafios quando se fala em inovação nesse setor é conciliar a velocidade do avanço tecnológico com o tempo próprio da esfera pública.
“As tecnologias evoluem cada vez mais rápido, mas as instituições públicas têm uma dinâmica mais cautelosa, que é importante para garantir a transparência e a efetividade das mudanças. O grande desafio é integrar esses dois mundos. Utilizar as ferramentas de forma inovadora sem perder o foco nas pessoas e na humanização dos serviços prestados à sociedade”, afirma.
Ele aponta que, desde a primeira edição do evento, realizada em 2012, essa busca por alinhar o ritmo da inovação com as necessidades do setor público é um ponto norteador dos encontros, mas que a cada ano ganha novos contornos que demandam atualização e adaptação.
“Em cada edição do Redes, nós buscamos proporcionar esse equilíbrio, estimulando a inovação de uma forma responsável e colaborativa, sempre com o objetivo de transformar a gestão pública para melhor”, aponta Tamura.
As inscrições para o 14º Redes WeGov estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
3º Prêmio Social Media Gov
Durante o encontro também será feita a entrega do prêmio Social Media Gov, que dá destaque às melhores práticas de comunicação pública no país e acontece pela terceira vez neste ano.
Os indicados e vencedores são escolhidos por meio da plataforma de análise, inteligência e benchmarking que leva o mesmo nome do prêmio, e de acordo com dois critérios de avaliação: impacto do conteúdo e relevância pública. Ao todo, são 12 categorias divididas em temas como “atitude”, “conteúdo tutorial”, “inclusão e diversidade”, “xô fake news”, entre outras.
Rodrigo Abella, sócio-fundador da R2OH, empresa responsável pelo desenvolvimento da Social Media Gov, explica que a premiação tem como objetivo “dar visibilidade às iniciativas para que elas possam inspirar outras instituições a praticarem uma comunicação mais conectada com o cidadão, que impacte mais pessoas e que ajude a transformar a administração pública”.
Sobre a WeGov
Criada por André Tamura e Gabriela Tamura em 2015, a WeGov é um espaço de aprendizado para fazer acontecer a inovação no setor público. A empresa lidera uma rede colaborativa para construção da inovação, e já atendeu, por meio dos seus programas e oficinas de treinamento, centenas de profissionais de mais de 380 entidades. Ao longo desses anos, vem acompanhando uma linha do tempo da inovação nas instituições públicas, participando como agente ativo desse caminho de aprendizado, que a cada nova fase traz desafios e oportunidades para repensar a forma como os serviços públicos são entregues à sociedade brasileira.