spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Florianópolis sedia reunião nacional sobre o turismo náutico

EventosFlorianópolis sedia reunião nacional sobre o turismo náutico
spot_img
spot_img

Compartilhe

Grupo de trabalho do Ministério do Turismo tem encontro inédito nesta sexta (21), em Florianópolis.

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), em parceria com a Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins (Acatmar), sedia nesta sexta-feira (21), durante todo o dia, reunião do Grupo de Turismo Náutico do Ministério do Turismo (GT Náutico do MTur). É a primeira vez que o encontro, mensal, acontece fora de Brasília e, na oportunidade, autoridades federais, de Santa Catarina e de outros Estados, além de empresários e representantes de entidades ligadas ao turismo e à indústria náutica irão discutir o potencial catarinense, as demandas existentes e o planejamento que está sendo realizado também em nível nacional.

“O desenvolvimento do turismo é uma das ações prioritárias da ACIF e os segmentos náutico e marítimo se inserem nesse contexto de forma especial”, afirma o seu diretor de Turismo, Ernesto São Thiago, idealizador do projeto conceitual do Porto Turístico Internacional Santa Catarina e membro da Acatmar. “Apesar de cercada pelo Atlântico e por duas baías abrigadas; contando com um litoral apropriadamente recortado e com a Lagoa da Conceição de brinde, a capital catarinense está muito longe de aproveitar todo o seu imenso potencial para o turismo náutico, grande gerador de empregos, renda e receita tributária. Igual dificuldade, em maior ou menor grau, se dá em outros destinos turísticos do litoral catarinense”, afirma.

Segundo São Thiago, entre os principais entraves para o desenvolvimento do segmento, especificamente na região da Grande Florianópolis, está a falta de infra-estrutura. “Na próxima temporada, apesar de sermos o segundo destino mais solicitado do Brasil, não iremos receber nenhuma escala de cruzeiros. Nossas baías estão assoreadas e com as cartas náuticas desatualizadas, o que impede a livre navegação de embarcações de maior calado e torna insegura a navegação das menores. Sequer há píeres públicos onde atracar”.

Além do MTur, outros ministérios têm representantes no GT Náutico, assim como órgãos federais como Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); a Secretaria Especial dos Portos (SEP); a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de entidades como a Acatmar, Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) e Associação Brasileira de Terminais Marítimos de Passageiros (BrasilCruise). No encontro de sexta-feira, exclusivo para integrantes do GT Náutico do MTur e convidados, também confirmaram presença representantes de várias cidades envolvidas com o tema como Salvador, Rio de Janeiro, São Sebastião (SP), São Francisco do Sul, Itajaí, Porto Belo, Biguaçu, São José, Garopaba e Imbituba.

Serviço

O que: Encontro do GT Náutico do MTur
Quando: Sexta-feira, dia 21, durante todo o dia
Onde: ACIF, rua Emílio Blum, 121, Centro, telefone (48) 3224-3627.

Agenda

Sexta-feira, dia 21

9h – Abertura e apresentação da dinâmica da reunião

9h30 – Exposição sobre os critérios de portos turísticos internacionais

10h – Apresentação Marinha do Brasil

11h – Divisão do GT em quatro grupos de trabalho: discussão sobre a apresentação da Marinha, territórios prioritários e infraestrutura, demandas de capacitação e legislação referente ao setor de charters.

12h30 – Almoço

14h – Apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos em favor dos estaleiros, marinas e portos turísticos de SC (Acatmar e Santur)

14h45 – Apresentação dos projetos Bandeira Azul e Clean Marina Program para certificação de embarcações e marinas

15h30 – Coffee break

15h45 Apresentação das discussões realizadas pelos grupos de trabalho

18h – Encerramento

Dia 22

(dependendo de condições climáticas e de trânsito na BR-101)
9h -Visitas a estaleiros, marinas e portos turísticos catarinenses.