spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Florianópolis sedia IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul

EventosFlorianópolis sedia IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul
spot_img
spot_img

Compartilhe

Começa nesta quarta, dia 25 de novembro, no Hotel Praiatur, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC), o IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.

O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisa em Administração Universitária (INPEAU/UFSC), Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), e a Associação de Especialistas em Gestão da Educação Superior (AEGES), na Argentina, Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC), no Paraguai e a Universidade de la Empresa (UDE), no Uruguai.

O Colóquio reunirá Dirigentes de Instituições de ensino superior, proefessores,Servidores Técnico-Administrativos, alunos de graduação e pós-grtaduação de toda América.

Pretende-se divulgar os mais recentes resultados de pesquisas sobre gestão de instituições de ensino superior no continente sul-americano, além do intercâmbio de ideias e experiências entre dirigentes, pesquisadores e alunos de diversos países da região. Nos últimos anos, o evento tem contribuído significativamente para o despertar de uma nova visão sobre a Universidade na América do Sul.

O tema principal deste Colóquio “Expansão da Educação Superior: experiências e perspectivas”, foi escolhido por estarmos nos aproximando do final da primeira década do século XXI e ainda existir uma defasagem significativa no acesso e permanência à educação superior,especialmente pela população com baixos recursos financeiros, tanto na América Latina como no Caribe.

De acordo com pesquisas da UNESCO o percentual de acesso à educação superior na região da América Latina e Caribe era de 31% em 2006, ante os 70% na América do Norte e Europa Ocidental no mesmo período. No Brasil, por exemplo, os números do INEP demonstram que a taxa de escolarização líquida não ultrapassa a faixa de 12,9% entre os jovens de 18 a 24 anos. “Essa discussão tem fundamental importância, a medida que, as experiências de cada país e instituições universitárias podem trazer alternativas e soluções que levem governantes e dirigentes universitários a avançar nas práticas e nas políticas educacionais”, ressalta Pedro Melo.

Os temas a serem apresentados levantarão questões fundamentais para o fortalecimento da interface entre universidades da região, na perspectiva de incrementar intercâmbios acadêmicos e culturais, aprofundar a discussão sobre a vulnerabilidade das instituições universitárias perante as crises e mudanças que se produzem nos diversos países da América do Sul e repensar estratégias de desenvolvimento para o Ensino e a Pesquisa em instituições sul-americanas.

Entre os temas abordados estão: acesso e permanência, avaliação e credenciamento, educação à distância, estrutura acadêmica e administrativa, gestão de pessoas em Instituições de Ensino Superior, internacionalização e mobilidade acadêmica, marketing institucional, políticas públicas e institucionais e a universidade e a sociedade.

Informações:www.inpeau.ufsc.br/coloquio09