spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Florianópolis representa o Brasil no Fórum Internacional em Seul

EventosFlorianópolis representa o Brasil no Fórum Internacional em Seul
spot_img
spot_img

Compartilhe

Desembarca hoje em Seul, na Coréia do Sul, a delegação brasileira que vai participar da mais importante conferência de design do mundo, a WDC – World Design Cities Summit. Delegação liderada por Joice Joppert Leal, coordenadora da Objeto Brasil, discutirá design urbano no maior evento internacional de 2010.

Os prefeitos de Florianópolis, Dário Berger, de Jundiaí, Miguel Haddad foram convidados pela prefeitura de Seul para debaterem design urbano por indicação de e Joice Joppert Leal, única integrante brasileira do IAC (International Advisory Committee) e diretora executiva da Associação Objeto Brasil.

Com fortes investimentos no turismo, indústria e tecnologia, a capital catarinense está entre cidades convidadas de 15 países a apresentar suas experiências e transformações, reflexo do título conquistado por Florianópolis como uma das “10 cidades mais dinâmicas do mundo”, conferido pela revista internacional Newsweek em 2006.

A conferência internacional WDC – World Design Cities Summit, vai reunir histórias de sucesso em design de cidades de participantes de todo o mundo. Com fortes investimentos no turismo, indústria e tecnologia, a capital catarinense está entre cidades convidadas de 15 países a apresentar suas experiências e transformações. O convite teve endosso da Objeto Brasil, a mais importante agência brasileira de design, e é reflexo do título conquistado por Florianópolis como uma das “10 cidades mais dinâmicas do mundo”, conferido pela revista internacional Newsweek em 2006.

Da comitiva, Florianópolis é representada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, o secretário da Saúde, João José Cândido da Silva, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional – Grande Florianópolis, Valter José Gallina, e o superintendente geral da Fundação Centros de Referência em Tecnologias e Inovadoras (CERTI), Carlos Alberto Schneider. Já Jundiaí será representada pelo prefeito Miguel Haddad, pelo secretário de Administração Clóvis Marcelo Galvão e pelo secretário de Obras Sinésio Scarabello Filho.

O objetivo da comitiva catarinense vai além de apresentar as estratégias da capital para promover o desenvolvimento econômico, ambiental e design urbano. Contatos empresariais e institucionais para estabelecer cooperações tecnológicas e negócios também estão no foco da missão. “Faremos tratativas em Seul para conhecer competências da Coréia do Sul na área de mobilidade, soluções desenvolvidas para o tráfego urbano, saúde pública, parque tecnológicos e clusters de inovação”, reforça Dário Berger. Isso levando em conta que Seul é considerada a cidade mundial com maiores conquistas em design urbano para a sustentabilidade e qualidade de vida.

Para Carlos Roberto de Rolt, o design urbano passou a ser um elemento-chave para assegurar o equilíbrio entre as belezas naturais e uma indústria de tecnologias avançadas na forma de clusters. “A diretriz em todas as iniciativas do Município de Florianópolis e seus vizinhos é que os empreendimentos assegurem a inovação, a sustentabilidade e a qualidade de vida, hoje e no futuro”, resume o Secretário Municipal da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Por Paulo Luis Cordeiro