Santa Catarina foi o terceiro estado brasileiro com maior número de casos de estupro no Brasil, com 2925 ocorrêcias. Os dados foram divulgados na 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em Florianópolis foram registrados 118 casos de estupro, 94 contra adolescentes e crianças. As informações são da Agência de Notícias da Assebleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Os estados que mais registraram casos de estupro por 100 mil habitantes no ano passado foram Roraima (52,2), Rondônia (49) e Santa Catarina (45,8). No entanto, o levantamento ressalva que esses três estados estão no chamado "grupo 2" de qualidade de informação, o que significa que os índices de fato podem ser ainda piores.
A divulgação dos dados foi assunto de debate nesta terça-feira, 5, na Alesc. Angela Albino (PCdoB) avaliou que os números revelam a falta de estrutura para enfrentar o problema. “Não tem orçamento, não tem política pública e não existe delegacia da mulher”, ponderou, acrescentando que é lamentável que um estado considerado de excelência “permita que suas mulheres sejam vítimas de estupros, a mais dolorosa violência sexual”.