spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Florianópolis recebe Rumos Itaú Cultural

VariedadesFlorianópolis recebe Rumos Itaú Cultural
spot_img
spot_img

Compartilhe

Evento debate produção artística contemporânea

Maceió e Florianópolis, nos dias 27 e 28 de abril; Curitiba, no dia 29; e Porto Alegre, de 29 a 30 de abril recebem as equipes do Itaú Cultural que vêm percorrendo o país para debater os processos de criação na produção artística contemporânea, e lançar os novos editais do programa Rumos nos segmentos Arte Cibernética; Cinema e Vídeo; Dança; e Jornalismo Cultural.

A série de itinerâncias destes grupos, formados por um total de nove representantes do instituto e 33 palestrantes convidados – entre professores, artistas e jornalistas – foi iniciada em março, e até o final deste mês terá passado por todas as capitais do país, em um total de 58 atividades.

Santa Catarina
No dia 27 de abril (segunda-feira), Roberto Cruz, gerente do Núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural, desembarca em Florianópolis, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, com os convidados Ronaldo Entler, mestre em multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp; Roberto Moreira, professor de roteiro no Curso Superior do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (ECA-USP); e Cesar Guimarães, doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG), e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG.

No dia 27, às 19h, Ronaldo Entler abre a programação com a palestra Processos de Criação. Pensando a arte como uma espécie de jogo, Entler falará do embate entre determinação e acaso – este último, um conceito que ganha espaço na produção experimental do século XX. Ele tomará três exemplos da arte francesa em momentos distintos: o trabalho revolucionário de Marcel Duchamp, as experiências dos Novos Realistas nos anos 60, e a produção recente de Sophie Calle.

Roberto Moreira realiza a oficina Espetáculos Multimídia no dia seguinte, 28 (terça-feira), das 14h às 18h. Para ele, a produção audiovisual experimental absorve procedimentos narrativos da ficção, seja de modo lírico ou usando técnicas documentais como estratégia para recontextualizar noções de autoria, intencionalidade e verdade. A oficina vai tocar nessas questões, mas pretende se deter sobre filmes que rejeitam qualquer desenvolvimento ficcional justamente para explorar os limites da narratividade.

Ainda no dia 28, às 19h, Moreira e César Guimarães ministram a palestra Experimental no Audiovisual. O primeiro tratará de duração versus narrativa. Para ele, uma estratégia importante do audiovisual experimental é esgarçar a narrativa, procurando explorar o tempo e a força das imagens, valorizando a sua duração, mais do que contar uma história. Já para o segundo, nos vários domínios da arte, o termo “experimental” designa experiências diversas e refere-se a diferentes processos de criação, além de convocar um conjunto de proposições teóricas e críticas – o que impede qualquer tipo de síntese. A partir desta dificuldade de abordagem do tema, a palestra pretende discutir a pertinência do termo para compreender certos gestos criativos no cenário do audiovisual contemporâneo.

Serviço:

Dia 27/04
Ás 19h – palestra Processos de Criação, com Ronaldo Entler

Dia 28/04
Das 14h às 18h – oficina Espetáculos Multimídia, com Roberto Moreira
Vagas: 25
Inscrições: dia 27(segunda-feira), das 08h às 12h e 14h às 18 h (por ordem de chegada dos interessados)
Local da inscrição: Laboratório de Estudos de Cinema
Quarto andar, Prédio B/ Centro de Comunicação e Expressão / UFSC
Tel: (48) 37216543
Às 19h – palestra Experimental no Audiovisual, com Cesar Guimarães e Roberto Moreira
Local das palestras: Auditório Henrique da Silva Fontes
Andar térreo – Bloco B
Centro de Comunicação e Expressão da UFSC/ Campus Trindade
Local da oficina: Sala Hassis
Andar térreo – Bloco B
Centro de Comunicação e Expressão da UFSC/ Campus Trindade
Representante Itaú Cultural – Roberto Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Bairro Trindade/Florianópolis
Santa Catarina
Tel: (48) 37216543