Um grupo de jornalistas e influenciadores da Argentina está em Florianópolis conhecendo os atrativos turísticos da Capital e cidades vizinhas, com foco também nas experiências que a região oferece fora da alta temporada. A ação, promovida pelo Destino Floripa & Região, tem como objetivo reforçar a divulgação de Florianópolis e cidades vizinhas em um dos mais importantes emissores de turistas para a capital catarinense. É realizada em parceria com a companhia aérea Flybondi, para fortalecer o voo regular e direto disponibilizado entre Buenos Aires e Florianópolis.
É crescente e cada vez mais diversa a nacionalidade dos turistas internacionais que visitam Santa Catarina. No primeiro semestre deste ano, 204.720 estrangeiros visitaram o Estado, um aumento de 120,2% em comparação com o mesmo período de 2022, quando o número de turistas internacionais foi de 92.957, segundo dados da Embratur. Os argentinos lideram, com 168,1 mil visitantes de janeiro a junho de 2023, seguidos pelos chilenos, com 22.918 turistas nestes meses.
A “press trip” tem programação de três dias e inclui roteiros de turismo de lazer, de experiência, gastronômico e cultural. Reúne nomes como Santiago Cravero, com quase 800 mil seguidores e 350 mil visitas diárias nas redes sociais; Mariel Arriaga, do suplemento de viagem “A Voz do Interior”, meio multiplataforma com maior audiência em Córdoba e no interior do país; Luz De Souza, do “El Cronista, Classe Executiva”, jornal econômico em espanhol mais lido no mundo; Andrea Heller, da Food In BA, com 300 mil seguidores, alcance de 1,9 milhão de contas e 9,5 milhões de visualizações por mês; e Celeste Parra, da equipe da Flybondi, primeira companhia aérea de baixo custo da Argentina, que tem voo regular entre Buenos Aires e Florianópolis.
O grupo chegou em Florianópolis no domingo (5/11) e aproveitou o dia de sol em um passeio de escuna. No final da tarde, o destaque ficou com um happy hour em Santo Antônio de Lisboa. A segunda-feira (6/11) foi dedicada ao turismo e experiência em Santo Amaro da Imperatriz, com aventuras de rafting e arvorismo. Para fechar o dia, o jantar será no Hotel Porto Sol Beach, na Cachoeira do Bom Jesus.
Na terça-feira (7/11), o roteiro contará com uma excursão pelas praias do Norte e do Leste da Ilha, seguido por uma visita técnica no Hotel Boutique Quinta das Videiras, na Lagoa da Conceição. O almoço será num dos principais pontos turísticos da cidade, o Mercado Público de Florianópolis, no tradicional Box 32, complementado com um Walking Tour pelo Centro da Capital.
Para o atual vice-presidente e presidente eleito para 2024/2025 do Destino Floripa & Região, Mario Costa Junior, ações como esta são importantes para oferecer uma experiência diferenciada aos jornalistas e formadores de opinião, o que pode contribuir para a divulgação de um conteúdo mais rico e diversificado sobre a cidade. “O grupo tem a oportunidade de conhecer in loco algumas das potencialidades da nossa região, o que pode alavancar ainda mais o turismo de argentinos em Florianópolis e mostrar que somos destino turístico o ano todo”, explica Mario.
Visando o turista argentino, no início de outubro o Destino Floripa & Região também realizou o Florianópolis Day, um workshop sobre as potencialidades da Capital e cidades vizinhas, na embaixada do Brasil em Buenos Aires. A Press Trip tem como apoiadores a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Canasvieiras Inn, Trilhas da Ilha, Porto da Pirataria, Leones Pizzaria, Plaza Caldas, Porto Sol Beach, Box32, Pier 54, Consórcio de Escunas Pirata de Canasvieiras e Hotel Quinta das videiras.
Sobre o Destino Floripa & Região
Com 20 anos de existência, o Destino Floripa & Região, conhecido anteriormente como Floripa Convention & Visitors Bureau, é uma associação sem fins lucrativos formada por empresas da região metropolitana de Florianópolis. Atua apoiando a captação de eventos nacionais e internacionais, promovendo a região para aumento do fluxo turístico, gerando negócios para os associados e intermediando a comunicação entre o poder público, privado e o terceiro setor. O site da entidade (www.destinofloripa.com.br) foi totalmente modernizado e transformado em uma plataforma que promove a conexão da cadeia de fornecedores do setor, trazendo informações direcionadas para agentes de turismo, organizadores de eventos e, claro, para o turista.
Fotos: Divulgação