spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Florianópolis recebe "Arte Ação em Campo Aberto"

VariedadesFlorianópolis recebe "Arte Ação em Campo Aberto"
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

24 horas, uma linha na cidade (Arte Ação em Campo Aberto): 12 e 13 de Novembro em Florianópolis

24 horas, uma linha na cidade elege Florianópolis como território de atuação artística, crítica e reflexiva, no marco do I Simpósio de Artes Visuais: Arte e Política, organizado pelo Departamento de Artes Visuais do CEART/UDESC.

A partir de uma convocatória de agentes locais, organizamos na UDESC encontro de criação com coletivos de artistas, pesquisadores, curadores, ativistas, alunos, professores, mediadores culturais e interessados em arte e esfera pública, arte e urbanidade, para discutir formas e ações políticas de incidir no espaço social, no âmbito da arte contemporânea.

A presente proposição – mini-curso, web-conferência, convocatória propõe pensar a ação artística com base nas relações que estabelece com o tecido social, no transitar, na percepção e no caminhar como prática estética.[1]

Estabelece uma operação dialógica com o lugar a partir de ações efêmeras tendo a paisagem urbana e humana de Florianópolis como lócus para criações experimentais, passando a integrar a rede de cidades e ações estéticas desenvolvidas pelo POCS, coletivo interdisciplinar com base em Barcelona / projeto de projetos que assinala possíveis investigações / interações / interferências / intervenções / composições urbanas em contextos Iberoamericanos.

Informações: www.pocs.org/danieltoso

Convocatória POCS 24 hs uma linha na cidade
Arte Ação em Campo Aberto
12 e 13 de Novembro, Florianópolis 09

Mini Curso Lilian Amaral
Profa. Drand. Lilian Amaral / ECA/USP – Museu Aberto
Web-conferência com Prof. Dr. Daniel Toso – POCS/Barcelona

POCS é um coletivo – projeto de projetos – que assinala possíveis investigações / interações / interferências / intervenções / composições urbanas em cidades em contextos Iberoamericanos, tendo, na presente proposição a cidade de Florianópolis como território de atuação, no marco do I Simpósio de Artes Visuais: Arte e Política, organizado pelo DAV/CEART/UDESC.

24 horas, uma linha na cidade. A partir de uma convocatória de agentes locais organizará encontro com criadores, coletivos de artistas, curadores, ativistas, alunos, professores pesquisadores, mediadores culturais e interessados em arte e esfera pública, arte e urbanidade, para discutir formas e ações políticas de incidir no espaço social, no âmbito da arte contemporânea.

Propõe pensar a ação artística com base no transitar, na percepção e no caminhar como prática estética. Estabelece operação dialógica a partir de ações efêmeras tendo a paisagem urbana e humana de Florianópolis como lócus para ações experimentais e composições urbanas passando a integrar a rede de cidades e ações estéticas que integram o coletivo internacional.

Desenvolve explorações no território que poderão resultar em uma mostra-cartografia heterodoxa da zona de ação efêmera, na qual será dada ênfase aos acidentes naturais ou arquitetônicos que fraturam o território assim como à cidade como espaço de alteridade.

A mostra será configurada em diversos dispositivos da memória, tais como rastros [adesivos], caixas e mensagens anônimas, publicação no site do POCS – WWW.pocs.org, blog e encarte editado pelo DAV em 2010. Participação especial e colaboração do coletivo / grupo de pesquisa do pós-graduação da Unb Corpos Informáticos– WWW.corpos.org

POCS realiza pesquisas em processo que resultam em propostas que questionam e ativam os espaços públicos através de convocatórias abertas que resultam e fazem coincidir intervenções efêmeras no espaço público em diversas cidades como La Plata [Argentina], Medellin e Pasto [Colômbia], São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Curitiba ou Paranapiacaba [Brasil], Barcelona, Tarragona [Espanha] y Foggia [Itália].

Estabelece diálogos e dispositivos de criação colaborativa, apontando novas cartografias para a criação estética.

Resulta em ações em rede e colaborações, a partir da articulação entre artistas e profissionais de variados campos do conhecimento, desenvolvendo laboratórios interdisciplinares que precedem ações artísticas efêmeras simultâneas nas cidades participantes, no marco do projeto anual 24 horas: una linea en la ciudad. Tem gerado um corpo bem consistente de metodologias, documentos, publicações e intercâmbios internacionais entre coletivos artísticos, socioculturais e instituições na América Latina e Europa.

Convocatória POCS 2009
VII Workshop de Arte Efêmera Urbana – Florianópolis

Pelo sétimo ano consecutivo POCS – WWW.pocs.org – e as cidades participantes convocam o Workshop Internacional de Arte Efêmera Urbana: 24h uma linha na cidade.

A convocatória será aberta no dia 25 de outubro e se encerrará em 10 de novembro de 2009.

Cada grupo poderá desenvolver sua idéia em qualquer das seguintes linhas de ação :
– Transformações sociopolíticas
– Relações interpessoais e alteridade
– Gentrificação, ocupação e diversidade
– Produção e reabilitação urbana
– Sociedade e natureza

12 e 13 de novembro > ação coletiva no espaço público – internet, rádio, circuitos urbanos.

Local: CEART / UDESC / Florianópolis
Inscrições e participação: simposioartesvisuais@gmail.com e www.pocs.org
Informações: lilianamaral@uol.com.br / escultoso@hotmail.com