Realizada nas principais cidades do Brasil, é um dos mais importantes eventos de arquitetura e decoração no País.
Considerado o maior evento das Américas do setor, o evento passa pelas principais cidades do País e é o segundo maior em bilheteria, com mais de 150 mil visitantes. A Casa Cor Santa Catarina será a 14ª franquia do evento no Brasil, entre 20 de março à 27 de abril.
Chega à capital catarinense em março de 2010, a Casa Cor em Florianópolis terá foco cultural. Por conta disso, o CIC – Centro Integrado de Cultura, que passa por obras de revitalização, foi estrategicamente escolhido para a realização da mostra.
O evento, que ocupará cerca de 3 mil metros da ala norte do local e o jardim frontal, vai aliar cultura de vanguarda aos toques regionais. Serão aproximadamente 60 ambientes e mais de 100 arquitetos envolvidos, com pelo menos seis ambientes voltados a interagir junto a cultura de Santa Catarina e seus inúmeros artistas. Além disso, espetáculos culturais semanais, organizados conjuntamente com a Fundação Catarinense de Cultura, estão sendo preparados.
Local
O CIC é o maior centro de cultura de Florianópolis e tem importância fundamental na história de Santa Catarina. Inaugurado em 1982, os edifícios abrigam grandes salões de exposições, teatro, cinema, Museu de Arte de Santa Catarina, Museu da Imagem e do Som, Academia Catarinense de Letras, oficinas de arte e a administração da Fundação Catarinense de Cultura.
A escolha do local, portanto, casou com o foco da Casa Cor, que é divulgar as atividades culturais junto às novidades do setor de arquitetura e decoração, vanguarda e design. Segundo os organizadores, as culturas locais estão na moda no mundo todo, portanto é o momento para divulgar a de Florianópolis e Santa Catarina. Além disso, as duas partes ganharão com essa união, pois a Casa Cor trará benefícios físicos e melhorias para o CIC.
Segundo Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a idéia é promover o espaço do CIC por meio de um evento de porte nacional. “É uma oportunidade de criar eventos dentro da cadeia produtiva da cultura catarinense” disse. Anita também deu destaque para a ampliação da visitação ao espaço. “Recebíamos mais de mil pessoas ao dia, com a reforma não temos visitantes, é o momento de renovarmos esse contato com o público”, afirma.
Casa Cor
Criada em 1987, a Casa Cor alcança neste ano o patamar de maior evento das Américas. A exposição é idealizada pelo Grupo Casa Cor e dirigida pelos grupos Abril S/A e Doria Associados, que gerem suas 14 franquias no Brasil (Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sorocaba) e três internacionais (Peru, Panamá e Suécia).
O evento é realizado anualmente em um imóvel redesenhado e decorado por um seleto grupo de profissionais. Cada ambiente é assinado por um deles, que podem modificar livremente o espaço de acordo com a temática estabelecida pela organização do evento. Para isso, alinham o projeto com o que há de melhor em arte, materiais e equipamentos.
Aberta ao público, a Casa Cor possibilita aos visitantes a experiência de passear pelo que há de melhor na decoração, ambientação, exposição de peças, materiais e equipamentos do setor. O objetivo é direcionar, educar e ampliar o potencial de compra nos visitantes, oferecendo de forma selecionada produtos e serviços de qualidade para o “morar bem”. Além disso, o evento Casa Cor é um natural gerador de contatos entre profissionais, fornecedores e consumidores do ramo.
Período
20 de março a 27 de abril de 2010
SPECIAL SALE 26 e 27 de abril de 2010
Local
CIC – Centro Integrado de Cultura
Avenida Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600 – Agronômica
Florianópolis – SC
Horário
Terça a Sexta, das 14h00 às 22h00
Sábado e Domingo, das 12h00 às 23h00
Ingresso
Terça a Sexta R$ 15,00
Sábado e Domingo R$ 20,00
Mais informações: www.casacor.com.br/santa_catarina/
Algumas novidades
Área de Estar Social traz aconchego e sofisticação
Espaço de convívio harmoniza estilo contemporâneo com peças que remetem ao estilo clássico
Casais arrojados gostam de ambientes aconchegantes, onde possam aproveitar as horas de lazer e receber visitas de forma acolhedora. A sala de estar é o espaço de convívio social da casa, devendo agradar os moradores e refletir suas memórias e personalidade. Pensando nestes aspectos, os arquitetos Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. projetaram o ambiente Estar Social, localizado no módulo Áreas de Uso Coletivo da Casa Cor Santa Catarina.
O espaço harmoniza a tendência contemporânea de linhas retas e limpas no mobiliário com elementos e materiais de remetem ao estilo clássico. O revestimento utilizado nas paredes, os painéis de madeira usados na decoração e o mobiliário de design genuinamente brasileiro são destaques do ambiente.
A iluminação dá o toque de sofisticação à área de estar, criando um inovador efeito cênico que valoriza o espaço e a decoração com peças sustentáveis, criadas a partir de resíduos florestais.
Jardim de Inverno da Casa Cor Santa Catarina será inspirado no minimalismo Forração de carvão mineral e bamboo floor são destaques no ambiente
O Jardim de Inverno, um dos ambientes da Casa Cor Santa Catarina, traz motivos contemporâneos com tendências minimalistas. Surgido na contramão da exuberância romântica do expressionismo, o minimalismo opta pelo mínimo de recursos, formas geométricas e repetições simétricas.
Inspirado no Oriente, o jardim minimal contemporâneo, com 86 m², utiliza vegetação desértica, com plantas que são esculturas, além de cactáceas, pedras e plantas de jardim oriental. A decoração do ambiente ainda se completa com o jardim vertical, uma parede verde cheia de samambaias.
Para as arquitetas Ana Paula Jeffe, Crislane Cintra da Silva e o paisagista Ilson Pfleger, o uso de carvão mineral como forração é um dos grandes destaques. Além disso, a ambiente terá bamboo floor – piso de bambu, novidade no Brasil.