A 2ª Conferência Municipal de Cultura acontece neste final de semana com o objetivo de elaborar propostas de políticas públicas para valorização, fortalecimento e democratização da cultura em âmbito municipal, estadual e federal. Durante dois dias, o encontro vai reunir agentes do poder público e da sociedade civil para discussões à luz do tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. A abertura do evento será nesta sexta-feira (2/10), às 19h, no Teatro Álvaro de Carvalho, com palestra do historiador e especialista em gestão cultural, Oswaldo Ferreira Almeida Júnior (SESC/SP).
No sábado (3/10), das 8h às 20h, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acontecem as palestras, reuniões de grupos e a plenária. Cinco eixos temáticos vão nortear os debates, conforme diretrizes sugeridas pelo Ministério da Cultura: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Institucionalidade da Cultura; e Cultura e Economia Criativa. O credenciamento dos participantes transcorrerá no local, até as 13h.
Além de definir propostas para a cultura, os participantes da conferência municipal vão escolher até 25 delegados para representar Florianópolis na etapa estadual, marcada para o dia 25 de novembro. Também serão eleitos no evento local os 15 membros da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), conforme estabelece o substitutivo global ao projeto de lei 13.063/2008, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Dário Berger esta semana.
Resultado de um acordo entre a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), legislativo municipal e Fórum Cultural de Florianópolis, a matéria alterou os dispositivos da Lei 2.639, de 1987, que criou o Conselho Municipal de Cultura, que nunca foi constituído nesses 22 anos. Pela nova Lei, o CMPC será um órgão deliberativo, consultivo e normativo de assessoramento ao poder executivo, com 30 membros – metade dos integrantes, representando a sociedade civil, será eleita na Conferência Municipal de Cultura. Os demais serão designados pelo executivo municipal.
Programação
Sexta-feira (2 de outubro) – Teatro Álvaro de Carvalho
19h
– Abertura da 2ª Conferência Municipal de Cultura
– Apresentação do projeto Orquestra-Escola e cantora Cláudia Barbosa
19h30
– Palestra de abertura com Oswaldo Ferreira Almeida Júnior
“Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”
Historiador, especialista em gestão cultural e atual gerente do Serviço Social do Comércio de São José dos Campos (SP), foi gestor adjunto do Sesc Pompéia, de São Paulo – um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Desenvolveu projetos como “Disco de Ouro” (prêmio APCA de Melhor Projeto Musical), além de integrar a Gerência de Ação Cultural/Administração Central do Sesc (2000-2004) e a Direção de Cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos (1997-98).
Sábado (3 de outubro) – Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Mesas-Redondas
1ª – Produção simbólica e diversidade cultural
Linhas gerais: 1) Produção de arte e bens simbólicos, 2) convenção da diversidade e diálogos interculturais, 3) cultura, educação e criatividade, 4) cultura, comunicação e democracia.
9h
– Vânio César Siemann
Assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação; integra a Comissão de Igualdade Racial.
9h20
– Henrique Pereira Oliveira
Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som (LAPIS) do Departamento de História/UFSC.
2ª – Cultura, cidade e cidadania
Linhas gerais: 1) Cidade como fenômeno cultural, 2) memória e transformação social, 3) acesso, acessibilidade e direitos culturais.
9h40
– César Floriano
Arquiteto e integrante da Comissão Municipal de Arte Pública do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).
10h
– Tânia Piacentini
Coordenadora da Sociedade Amantes da Leitura/Biblioteca Barca dos Livros.
3ª – Cultura e desenvolvimento sustentável
Linhas gerais: 1) Centralidade e transversalidade da cultura, 2) patrimônio cultural, meio ambiente e turismo, 3) cultura, território e desenvolvimento local.
10h20
– Maria Tereza Collares
Gestora do núcleo de projetos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
10h40
– Ivone Perassa e Nadir Azibeiro
Integrantes da rede de projetos do Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA).
11h
– Intervalo
4ª- Cultura e economia criativa
Linhas gerais: 1) Financiamento da cultura, 2) sustentabilidade das cadeias produtivas da cultura, 3) geração de trabalho e renda
11h20
– Paolo Conti
Diretor de animação da produtora Animaking/Filme “Minhocas”
11h40
– Neide Köhler Schulte
Coordenadora do programa de extensão “EcoModa” da UDESC
5ª – Gestão e institucionalidade da cultura
Linhas gerais: 1) Sistemas nacional, estaduais e municipais de cultura, 2) planos nacional, estadual, municipal, regional e setoriais de cultura, 3) sistema de informações e indicadores culturais
12h
– Silvestre Ferreira
Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC) / Fundação Cultural de Joinville
12h20
– Valdemar Klamt
Técnico gestor do programa de cultura Serviço Social do Comércio/SC
12h40
– Almoço
14h
– Grupos de Trabalho
Apresentação de propostas, discussão e redação de propostas para as esferas municipal, estadual e nacional, com validação dos documentos finais das Pré-Conferências setoriais
18h
– Plenária
Aprovação do documento final da 2ª. Conferência Municipal de Cultura
Escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura
Escolha dos membros da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural.
Informações sobre a 2ª Conferência Municipal de Cultura