spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Florianópolis projeta novo conceito e modelo de terminais urbanos

GeralFlorianópolis projeta novo conceito e modelo de terminais urbanos
spot_img
spot_img

Compartilhe

O vice-prefeito e Secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, João Batista Nunes (D), reuniu-se na tarde desta terça-feira, 22, com o Diretor Superintendente do Sebra/SC, Guilherme Ziguelli, para dar continuidade a uma parceria para a elaboração do projeto de transformação dos terminais urbanos em shoppings de bens e serviços. No encontro foi criada uma comissão com membros da Secretaria e Sebrae para elaborar o novo modelo estudando as questões arquitetônicas, econômicas e jurídicas. Os resultados serão apresentados para o perfeito Dário Berger.

Conforme o Secretário de Transportes o primeiro terminal-shopping deverá ser erguido no Continente e absorver os ônibus municipais, rodoviários, intermunicipais, além de futuramente o metrô de superfície e outros modais de mobilidade urbana. A medida vai permitir a integração da região metropolitana da Grande Florianópolis e fazer com que apenas os ônibus municipais circulem na Ilha. “Se fizermos com que os ônibus rodoviários e intermunicipais fiquem na área continental vamos retirar centenas de veículos diariamente das pontes e melhorar o trânsito no acesso à Ilha”, justifica João Batista. O novo terminal terá uma ligação direta e rápida com o Ticen por linhas urbanas.

Os terminais-shoppings também serão implantados na parte insular da cidade e deverão oferecer bens e serviços onde os usuários terão bancos, lojas, comércio e serviços públicos. A concentração dos serviços no mesmo espaço evitará o deslocamento para o centro da cidade. O Sebrae vai elaborar um projeto conceitual e estudar a viabilização dos empreendimentos. Guilherme Ziguelli salientou a ousadia do novo conceito proposto e que acredita no sucesso dessa parceria do Sebrae com a Prefeitura na busca de soluções criativas para o transporte urbano da cidade.