Com a participação de atores globais e 500 crianças, acontece nesta quarta-feira às 14h no Largo da Alfândega, no Centro.
Uma caminhada nesta quarta-feira no Centro de Florianópolis dará início às atividades do Dia Internacional de Combate à Corrupção em Santa Catarina. A concentração será às 13h30min, no Largo da Alfândega.
A partir das 14h, cerca de 500 estudantes da rede pública estadual e municipal, representantes da sociedade civil, de órgãos públicos, entidades, instituições de ensino e da iniciativa privada iniciarão o percurso, que se encerrará na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento contará com a presença dos atores globais Nathalia Dill, Thiago Fragoso e Rafael Almeida.
Na sede do Legislativo estadual serão realizadas mais atividades. Às 15h, os alunos vencedores do concurso Promotor Mirim, instituído para lembrar a data, apresentarão os discursos com os quais concorreram ao prêmio. Também serão realizadas as premiações de dois concursos para estudantes das escolas públicas e privadas: o de faixas e de redação e desenho, relacionados ao tema combate à corrupção.
Na Assembleia Legislativa serão expostos outdoors interativos com assinaturas e mensagens contra a corrupção, que foram escritas pelo público em diversos eventos.
O Dia Internacional de Combate à Corrupção foi instituído pela Convenção da ONU Contra a Corrupção, assinada por mais de 120 países. A programação no Estado é organizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), como atividade da campanha O que você tem a ver com a corrupção?.
Em 2008, o evento foi adiado em razão das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina. A data comemorativa foi celebrada no retorno do calendário escolar, no dia 31 de março de 2009, no trapiche da avenida Beira-mar Norte.