A vigésima edição do Festival do Turismo de Gramado acontecerá de 13 a 16 de novembro. As promotoras do evento, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, destacam o crescimento do Festival ao longo dos seus vinte anos de realização e das novidades que serão agregadas esse ano.
Para as promotoras, o evento que se iniciou há 20 anos com 45 stands e que esse ano terá 360 stands e duas mil marcas sendo expostas teve seu crescimento de forma gradual e em cima de bases sólidas.
Além disso, outro fator decisivo para a solidificação do evento foi nunca ter perdido o foco comercial. “Somos uma feira de negócios”, afirmam. E, ainda, ter apostado na segmentação – na criação de novos nichos a cada edição desde 2001. Esse ano, o Festival apresenta como novidade o salão do Turismo Cultural.
Outra novidade será a Galeria dos Homenageados, que apresentará 145 amigos do Festival – pessoas que participaram e acompanharam o crescimento do evento. Entre elas, o jornalista Manoel Timóteo de Oliveira, da Acif, que recebeu o titulo de Amigo do Festival, em 1992.
Santa Catarina
A Acif em parceria com a Santur estará participando do evento e mais uma vez marcando presença no Salão de Turismo Religioso. divulgando a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, da Irmandade do Senhor dos Passos e Hospital de Caridade, maior acontecimento religioso de Santa Catarina.. No espaço da Santur Florianópolis através da parceria do Sebrae, Acif e Igeof será feita a divulgação do Arranjo Produtivo Local das Ostras aos agentes de turismo e a imprensa especializada nacional e internacional. A Feira de Negócios fo Festival do Turismo de Gramado é um eficaz instrumento no processo de vendas para um público altamente qualificado. Cerca de 11.500 visitantes profissionais do Brasil, de países vizinhos ou longíquos participam da feira.
Por Fernando Aurelio