Entidades empresariais, governamentais e instituições de ensino e pesquisa instaladas na capital dos catarinenses lançam nesta quinta-feira a marca Florianópolis: Capital da Inovação. O objetivo é posicionar a cidade e destacar as inúmeras iniciativas inovadoras promovidas especialmente pelas suas empresas de base tecnológica, mas também por universidades, empresas de serviços, maricultura, dentre outras atividades.
“Mais do que destacar o que já está sendo feito, a marca pretende dar um norte para que todas as atividades econômicas, sociais e culturais da cidade possam caminhar no sentido de buscar constantemente a inovação, seja ela incremental ou radical, buscando a diferenciação”, explica o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Rui Luiz Gonçalves. A entidade será a gestora da marca, definido em convênio com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis.
O secretário municipal de C&T, Carlos Roberto De Rolt, destaca o ambiente propício à inovação. “A competitividade de uma região depende da capacidade de gestão e atuação em rede de empresas e instituições. A marca Capital da Inovação deve representar o compartilhamento de uma identidade e o alinhamento de estratégias de desenvolvimento econômico sustentável”.A iniciativa tem também o apoio de diversas entidades ligadas ao meio empresarial, poder público, instituições de ensino e organizações não governamentais. O lançamento contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de empresários e lideranças de diversos segmentos econômicos do município. O evento faz parte da programação dos 284 anos de fundação de Florianópolis, comemorados no dia 23 de março.
Os destaques da Capital
Alguns números e informações já evidenciam que Floripa, um dos apelidos dados à cidade, está no caminho certo. Atualmente somente Florianópolis, sem contar a região metropolitana, possui mais de 500 empresas de base tecnológica que, juntas, faturaram em 2009 cerca de R$ 1,2 bilhões, empregando mais de 5 mil pessoas. A cidade possui ainda quatro fundos de capital de risco e semente, dez centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento e 15 centros universitários.
A Newsweek considerou em 2006 Florianópolis uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo. Há anos a revista Você S/A tem destacado o município como um dos melhores para se trabalhar e a Exame como uma das melhores cidades para se fazer negócios em todo o país. A Fundação Getúlio Vargas a destacou como a primeira capital do país em Inclusão Digital e a ONU como a capital brasileira com melhor qualidade de vida. Sem contar as menções da britânica BBC e do italiano Corriere della Sera como o provável Vale do Silício na América do Sul.
Celta e MIDI Tecnológico receberem prêmios nacionais de empreendedorismo inovador como melhores incubadoras do país e diversas empresas florianopolitanas já foram premiadas pela principal premiação nacional a iniciativas inovadoras: o Prêmio FINEP de Inovação. Outra pesquisa inédita que, inclusive, será apresentada durante o lançamento da marca Capital da Inovação, mostra o impacto da inovação nas empresas catarinenses a partir da experiência do programa Juro Zero, da FINEP, no Estado. As companhias da Capital foram as grandes destaques no programa, responsáveis por 58% dos projetos aprovados. O Juro Zero é operado nacionalmente por meio de uma linha de financiamento voltada para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.
No estado, na primeira fase do programa foram 31 projetos inovadores aprovados, num montante total de R$ 17 milhões em financiamentos. O faturamento médio das empresas aumentou em média 50% no período de execução do projeto, após a tomada do crédito. A exportação de produtos e serviços também foi destaque entre as empresas participantes, com crescimento de 101%.
Lançamento da marca
O lançamento será às 18h30 no Centreventos Ministro Renato Archer, localizado no Parque Tecnológico Alfa, no prédio do CELTA. Além da apresentação da marca, um vídeo sobre a Capital da Inovação será apresentado, como também os números da pesquisa do Juro Zero.Entre as ações previstas para os próximos meses estão um portal com informações de como as empresas e entidades poderão fazer uso da marca, as instituições apoiadoras e signatárias do projeto, como também um descritivo e destaque a todas as iniciativas que contribuem para que Florianópolis possa continuar a ser chamada de Capital da Inovação.As inscrições para participação do evento podem ser feitas por meio do site http://www.capitaldainovacao.tangu.com.br.