spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Florianópolis irá sediar primeira prova de programa de certificação de juízes de cerveja

VariedadesFlorianópolis irá sediar primeira prova de programa de certificação de juízes de...
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

SCIENCE OF BEER CRIA PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PARA JUÍZES CERVEJEIROS
Beer Sensory Judging contará com prova de proficiência atestando a habilidade sensorial do profissional para avaliação de cervejas

Mais uma vez cumprindo seu objetivo de aprimorar a qualificação do mercado cervejeiro nacional, o Instituto Science of Beer sai à frente e cria um programa de certificação para avaliadores profissionais de cerveja. 

A novidade chega para revolucionar o mercado cervejeiro no Brasil, aumentando a qualidade técnica dos juízes escalados a julgar nos concursos do país e até nos concursos internacionais.

Trata-se do Beer Sensory Judging, uma prova de proficiência em avaliação sensorial de cervejas. O programa se baseia em critérios científicos para medir as habilidades técnicas e sensoriais dos profissionais da cerveja.

“ Ao longo dos 10 anos de existência de nossa escola, período em que estivemos à frente dos concursos cervejeiros mais relevantes do país, pudemos perceber que muitos profissionais não possuíam as ferramentas essenciais para a avaliação e julgamento de cervejas. E isso não é demérito dessas pessoas, uma vez que não contamos no Brasil com nenhum programa de treinamento nesse sentido.” – comenta Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer.

“ Veio daí a ideia de criarmos o Beer Sensory Judging : da necessidade de definirmos parâmetros técnicos para a seleção dos juízes que pudessem atuar nos concursos que organizamos “, explica Reitenbach.

“Nossa intenção é formar um time de especialistas na avaliação sensorial, em nível de proficiência, com certificação profissional “ conclui a CEO.

O programa de treinamento sensorial é seguido de prova de proficiência na qual os profissionais devem performar acima de 70 por cento de acertos. A média mais alta de acertos garante e assegura a qualidade do profissional certificado. Caso o postulante à certificação não alcance a nota mínima, será permitida a repetição da prova. Mas, somente os profissionais que atingirem a média serão certificados.

Mais do que uma carta de recomendação, o Beer Sensory Judging é uma certificação criteriosa, segura e qualificada dos profissionais que possuem os atributos necessários para ser um avaliador de cervejas. Ela terá validade de 2 anos, quando o profissional deverá repetir a prova para manter sua certificação. 

A primeira prova de proficiência em avaliação de cervejas dentro do programa Beer Sensory Judging será aplicada no próximo dia 23 de outubro, em Florianópolis, na véspera da primeira sessão de julgamento do concurso Brasil Beer Cup. 

Essa prova é aberta a todo profissional do segmento cervejeiro que se interessa em atuar como juiz em concursos cervejeiros. Os 10 primeiros colocados serão convidados a julgar como juízes trainee no Brasil Beer Cup 2022, cujo julgamento começa no dia 24 de outubro.  

As inscrições para a prova podem ser feitas pelo link:  https://materiais.scienceofbeer.com.br/beer-sensory-judge