A Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou os municípios vencedores do Prêmio Brasil Sorridente, concedido pelo CFO aos municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal.
As cidades de Ibiporã, no Paraná; Rezende, no Rio de Janeiro; e Manaus, capital do Amazonas, ficaram com a primeira posição em seus grupos. Florianópolis ficou em quarto lugar entre as cidades com mais de 300 mil habitantes, e Chapecó, em terceiro na categoria municípios entre 50 e 300 mil habitantes.
A 10º edição do Prêmio Brasil Sorridente contou com a participação de 210 municípios de 20 estados e do Distrito Federal. Esta é a maior participação de concorrentes ao prêmio. Do total de inscritos, 24 foram indicados a integrar a etapa nacional.
A seleção foi feita pelo presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO, Marco Manfredini, junto com os membros Anselmo Calixto, Gabriela Gaspar, José Cláudio Pereira e Waldeyde Santos.
A primeira colocada de cada categoria na etapa nacional receberá um equipamento para consultório odontológico com o patrocínio da empresa de equipamentos Dabi Atlante e um percentual de kits de higiene bucal para a população, da parceira Colgate-Palmolive.
Municípios com até 50 mil habitantes:
1º – Ibiporã, PR
2º – São Gonçalo do Amarante, CE
3º – Pederneiras, SP
4º – São Gonçalo do Sapucaí, MG
5º – Porto Real, RJ
Municípios entre 50 e 300 mil habitantes:
1º – Resende, RJ
2º – Varginha, MG
3º – Chapecó, SC
4º – Horizonte, CE
5º – Primavera do Leste, MT
Municípios acima de 300 mil habitantes:
1º – Manaus, AM
2º – São Bernardo do Campo, SP
3º – Vitória, ES
4º – Florianópolis, SC
5º – Curitiba, PR